Postado em sexta-feira, 30 de março de 2018
às 09:09
Dirige em engarrafamentos? Veja 8 itens que exigem atenção
Necessidade de andar e parar constantemente no trânsito desgasta peças do carro...
Os engarrafamentos das grandes cidades brasileiras podem servir de teste não só para a paciência dos motoristas, mas também para a resistência dos carros. Pode ser difícil de perceber, mas o anda-e-para do trânsito pesado causam mais desgaste do que você imagina em diversas peças do seu veículo.
Para evitar problemas, é bom ficar atento a mudanças no carro, assim como adotar práticas ao volante que ajudem reduzir os danos. Fazer a revisão na hora certa, seguindo as orientações do manual, é outra ferramenta importante. Em geral, a revisão periódica deve ser feita a cada 10 mil km rodados, ou seis meses. No entanto, algumas montadoras indicam períodos mais curtos caso haja “uso severo” do veículo, o que inclui os congestionamentos constantes.
Confira oito itens que sofrem bastante nessas condições:
1 – Pastilhas de freio
Se você sente uma vibração excessiva no carro ou no volante ao pisar no freio, pode ser sinal de desgaste nas pastilhas, um dos efeitos mais comuns dos engarrafamentos. Com o anda-e-para constante, o sistema de frenagem é muito acionado, e as pastilhas podem precisar ser trocadas.
2 – Embreagem
A embreagem é outro mecanismo muito exigido nos carros com câmbio manual durante os engarrafamentos, devido à constante troca de marchas. Além disso, alguns motoristas têm o costume de deixar o pé esquerdo repousando sobre o pedal, uma prática que força o sistema e pode causar desgaste, lixamento do disco e superaquecimento.
3 – Óleo
Conduzir em condições severas, que incluem o trânsito pesado, causam o envelhecimento do óleo e o desgaste do filtro, podendo levar à deterioração das peças do motor. Nesses casos, é preciso antecipar a troca do óleo. As montadoras costumam indicar o período no manual do veículo.
4 – Correia
A correia dentada, responsável por fazer as engrenagens do motor girarem, precisa ser trocada com o tempo. Sua vida útil, que pode chegar aos 80 mil km rodados, tende a diminuir com a atividade constante, mesmo para quem anda pouco, mas mantém o carro ligado nos engarrafamentos. A correia exige atenção especial, já que ela pode danificar seriamente o motor caso arrebente, levando a um gasto bastante salgado.
5 – Bateria
O desgaste da bateria em situações de trânsito pesado está ligado principalmente ao uso seguido do freio e de seu acionamento brusco, além do desligamento do motor. Uma dica: tente manter distância dos veículos à sua frente, o que reduzirá a necessidade de frenagem. Além disso, só desligue o carro quando for extremamente necessário. Nesse caso, não deixe faróis e equipamento de som ligados, pois isso consome energia.
6 – Motor
Por falar em ligar e desligar o carro em engarrafamentos, se você costuma fazer isso, é melhor parar agora. Especialistas apontam que isso prejudica o motor, além de aumentar o consumo de combustível. Só desligue o veículo em casos extremos, quando, por exemplo, você ficar parado por muito tempo no mesmo lugar, ou quando estiver preso em um túnel.
7 – Limpador de para-brisa
Pode soar estranho, mas as palhetas do limpador de para-brisa podem sofrer com os engarrafamentos também, mesmo quando não é necessário acioná-las. A exposição ao sol resseca as partes de borracha dos componentes, o que reduz a sua vida útil.
8 – Resfriamento
Manter em dia o sistema de resfriamento, ou arrefecimento, é fundamental para quem enfrenta engarrafamentos constantes. Ele impede o motor de superaquecer quando está parado, evitando uma grande dor de cabeça e um desfalque sério no seu bolso. Por isso, mantenha a água do radiador sempre no nível e use o aditivo recomendado pela montadora do seu veículo para evitar sujeira e ferrugem.
Fonte:G1