Postado em sábado, 20 de janeiro de 2018
às 18:09
Maior lixão das Américas é desativado
Estrutural fica a 15 km da Esplanada e, no local, uma aterro sanitário será adotado.
Do Poder 360
Depois de quase 60 anos em atividade, o Lixão da Estrutural foi desativado neste sábado (20.jan.2018). A área, próxima ao Parque Nacional de Brasília, fica a cerca de 15 quilômetros da Esplanada dos Ministérios. Com aproximadamente 200 hectares, era considerado o maior da América Latina em atividade.
“Não podíamos conviver com uma ferida aberta em plena capital do país, como o lixão da Estrutural, onde seres humanos buscavam sustento de forma indigna, colocando a vida em risco; isso será parte do passado desta cidade a partir de amanhã, disse o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB).
A partir deste sábado, o destino de parte do lixo produzido no DF será o Aterro Sanitário de Samambaia –a 35 quilômetros do centro da capital federal.
O encerramento das atividades do Lixão da Estrutural estava previsto para o 2º semestre de 2017, mas foi adiado após imbróglio com os catadores de material reciclável. O valor pago às cooperativas por tonelada de resíduos separada nos galpões de triagem vai passar dos atuais R$ 92 para até R$ 350.
COMENTÁRIOS