Postado em quinta-feira, 14 de setembro de 2017
às 09:09
Cabeleireiro do Sul de Minas viaja à França para participar de competição mundial
Ernane Victor foi selecionado para a delegação brasileira de cabeleireiros. Ele participa da competição ao lado de profissionais de 45 países.
Ser selecionado para uma Copa do Mundo é um privilégio de poucos profissionais. Entre mais de 1.200 participantes de 45 países, um mineiro de Poços de Caldas (MG) garantiu uma vaga e vai disputar o título de melhor cabeleireiro do mundo. Ernane Victor viaja rumo à Paris, na França, no final da semana para competir no maior evento de beleza do mundo.
Ernane vai participar na categoria Corte e Cor Comercial, que vai premiar os três melhores do mundo com medalhas e troféus. Este é o primeiro ano que uma equipe brasileira é selecionada para participar da competição.
Além de Ernane, outros 15 profissionais de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul vão competir representando o Brasil.
Antes de viajar para a França, a equipe está participando de um treinamento na cidade de Barletta, na Itália. “Nossos treinadores na Itália são os últimos campeões mundiais. Eles fazem parte de uma academia que é a dona de mais títulos no mundo. Então, as expectativas são as melhores, o grupo estão bem motivado”, conta Ernane.
A preparação na Itália inclui várias horas diárias de treinamentos até a data da prova. Ernane vai competir segunda-feira (18) às 11h30. Além da premiação individual, há a soma de pontos em grupo. "O nosso foco principal é a pontuação do grupo pra colocar o Brasil no reconhecimento do setor de hairstylist mundial".
Trajetória
O cabeleireiro do Sul de Minas começou a trabalhar como barbeiro em 1987. “Comecei como cabeleireiro masculino há 30 anos. Hoje sou hairstylist, trabalho com visagismo, sou educador e consultor. O convite para a competição na França é um reconhecimento pelo esforço, dedicação e muito estudo ao longo dos anos”.
Para Ernane, o maior desafio é se destacar trabalhando no interior. “É uma jornada bastante complicada. Minas Gerais não está no circuito nacional de cabeleireiros, como é o caso do Rio de Janeiro e de São Paulo. Então, pra ser reconhecido é preciso muito mais”.
Atualmente, ele é especialista em cortes e coloração feminina e vê nos cortes urbanos uma inspiração para atender as clientes.
A competição
As provas em várias categorias acontecem domingo (17) e segunda-feira (18). A OMC HairWorld Competition é realizada pela Organização Mundial de Cabeleireiros (OMC), parceira de 2,5 milhões de salões em 55 países.
O campeonato acontece dentro um uma feira considerada um dos maiores eventos da Europa no setor de beleza.
O Brasil compete em quatro categorias - duas de penteado feminino, uma masculina e outra de corte e cor comercial de salão. É a primeira vez que uma equipe brasileira participa da competição em 70 anos.
Fonte: G1 Sul de Minas