Postado em sexta-feira, 7 de julho de 2017
Tradição familiar, Festa do Biscoito tem início nesta sexta-feira em Caldas, MG
28ª edição do evento segue durante todos os fins de semana de julho.
Uma festa de tradição familiar. É assim que os moradores definem a Festa do Biscoito de Caldas (MG). O evento, que está na 28ª edição, tem início nesta sexta-feira (7) e segue durante todos os fins de semana de julho com muito biscoito, claro, e comidas típicas da região.
A festa, que teve início após a união dos hoteleiros de Pocinhos do Rio Verde há 28 anos, começou de uma forma tímida, com poucas barraquinhas e pessoas. O secretário de Governo da cidade, Elias Guimarães Borges Filho, de 34 anos, conta que a ideia foi para fomentar a temporada de inverno da cidade.
“Era uma espécie de festa junina, com comidas típicas, e foi evoluindo com o decorrer dos anos. Nos últimos 20 anos a festa se desenvolveu, surgiu a preocupação de desenvolver mais comida e conforto para o público. Em 2013, a festa foi considerada Patrimônio Imaterial Cultural da cidade.”
Atualmente, o evento é realizado em um espaço com cerca de 3 mil metros e conta com 22 barraquinhas de gastronomia, além dos fornos de biscoito conduzidos pelas famílias que deram início à festa. É o caso da dona Valda Faria Andrade, que traz em seus biscoitos o sabor da família há 30 anos.
“Eu aprendi com a minha mãe, que aprendeu com a minha avó e assim por diante. Acho que se juntar toda a história, dá uns 200 anos de tradição.”
Conhecida por ter um dos biscoitos mais gostosos da festa, a barraca da dona Valda é sempre bem movimentada. De acordo com a biscoiteira, são necessários 40 minutos para fritar 25 biscoitos. Além disso, ela utiliza aproximadamente 50 kg de polvilho durante os 12 dias de festa.
“Meu biscoito é diferente, ele é frito. Ele é meio manhoso e por isso tem que sovar bastante a massa na mão, colocar no óleo frio pra não estourar, é meio complicado, mas é gostoso.”
Mesmo sendo uma das biscoiteiras mais tradicionais da festa, dona Valda não segue a linha dos biscoiteiros que utilizam o forno de barro, conhecido na festa. “Os ingredientes são os mesmos, mas o modo de preparo é diferente por ser frito”, explica.
Segundo Elias, o forno é o diferencial da festa e os clientes podem acompanhar o preparo do famoso biscoito. Além de muita comida, o evento terá 38 shows ao longo do mês, sendo que 90% dos artistas são da região, para favorecer os artistas locais e regionais. “É impossível imaginar Caldas sem a Festa do Biscoito”, finaliza Elias.
A 28ª edição da Festa do Biscoito tem início nesta sexta-feira (7), às 19h e segue até o dia 23 de julho. A programação completa pode ser encontrada no site da prefeitura da cidade. A entrada nas sextas-feiras é 1kg de alimento não perecível, nos sábados é R$ 10 e aos domingos, a entrada é gratuita.
Fonte: G1 Sul de Minas