Postado em sábado, 17 de outubro de 2015 às 13:01

Quarteto Sentinela fecha programação em comemoração aos 146 anos de Alfenas

A apresentação fechou a programação de shows, além de comemorar os 10 anos de carreira da banda.


 Alessandro Emergente

O “Quarteto Sentinela”, que comemora em 2015 seus 10 anos de estrada, fechou a programação das apresentações artísticas em comemoração aos 146 anos de Alfenas, que começaram na quarta-feira com o show “De volta pra casa”, de Wilson Sideral e os irmãos Flávio Landau e Rogério Flausino, vocalista do Jota Quest. A apresentação, na noite de sexta-feira (16), foi em um palco montado em frente à Igreja Matriz.  

O quarteto subiu ao palco para releitura de trabalhos de músicos do Clube da Esquina e de alguns autorais como “Bailarina Espanhola”, do compositor e tecladista Osmar Fernandes, um dos integrantes do quarteto. A música foi interpretada pelo próprio Osmar, que substituiu – por alguns instantes - o vocalista Paulo Francisco, o Tutuca.

No palco, a banda reviveu, entre outros, os trabalhos de Flávio Venturini, Fernando Brant, Lô Borges, além, é claro, de Milton Nascimento, padrinho de Tutuca. Em 2012, no Sesc Vila Mariana (em São Paulo), o Quarteto Sentinela apresentou o show intitulado “Memórias do Clube da Esquina – Quarenta Anos de História”. A apresentação fez parte das comemorações dos 40 anos do Movimento Clube da Esquina. 

O "Quarteto Sentinela" contou com a participação do guitarrista Eric Furlan (Foto: Alessandro Emergente)

Profundamente influenciada pelo Clube da Esquina, a banda fez uma releitura de grandes clássicos e de raridades musicais do movimento mineiro. Relembrado por Tutuca no palco montado em frente à Igreja Matriz, na noite de sexta-feira, a apresentação no Sesc, em 2012, também contou com a presença de Tavito, ex-integrante do “Som Imaginário” - primeira banda que acompanhou Milton Nascimento - e um dos compositores de Casa no Campo, canção eternizada na voz de Elis Regina.

Além de Tutuca e Osmar, o Quarteto Sentinela também conta outros dois músicos conhecidos em Alfenas, Gabriel Gomes na bateria e o compositor Casquídeo, no violão. Durante a apresentação, o guitarrista Eric Furlan atuou como convidado da banda.

Com o DNA da “boa música”, Tutuca é – além de afilhado de Milton Nascimento – sobrinho do pianista Wagner Tiso e filho do guitarrista Frederico Mendonça de Oliveira, o Fredera. Assim como Tiso, Fredera integrou o “Som Imaginário” na década de 70 com o qual lançou três LPs, incluindo nove composições de sua autoria. Ao longo de sua trajetória, atuou com vários artistas, como Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Raul Seixas, Marcos Valle, Beto Guedes, Ivan Lins e Gonzaguinha. 

Acima, Clarrissa Veiga subiu ao palco para cantar "Sábado" ao lado do irmão Tutuca. Abaixo, Gui no cavaquinho e Osmar Fernandes cantando "Bailarina Espanhola" (Fotos: Alessandro Emergente)

Tutuca pediu que a irmã, Clarissa Veiga, subisse ao palco e, juntos cantaram uma canção do pai Fredera. Os dois fizeram a releitura da música “Sábado", gravada no início dos ano 70 e que está no LP "Som Imaginário", lançado em 1970. O filho de Casquídeo, Gui (aluno de Fredera), também subiu ao palco para uma participação especial com seu cavaquinho.

Um dos momentos que emocionou o público foi quando Tutuca cantou a canção Paciência, de Lenine. Foi uma homenagem a Iris, irmã mais jovem de Tutuca e já falecida. A canção foi gravada no CD “Pietá” (lançado em 2002 pela Warner), de Milton Nascimento, em uma participação especial de Tutuca e Lenine, e era a preferida de Iris. Após a música, Tutuca apontou para o céu e disse “essa é pra você”, se referindo a irmã.

146 anos

Alfenas completou 146 anos na última quinta-feira, dia 15 de outubro. Depois da abertura da programação festiva, na quarta-feira, a cidade comemorou o aniversário na quinta-feira com um desfile cívico (das escolas e das forças de segurança do Município), 1˚ Festival Estudantil de Música “Minha Escola” e apresentações das orquestras Banda Militar de Poços de Caldas, Banda Militar de Passos e do Conservatório Municipal com a participação de músicos convidados. Abaixo apresentação da PM na quinta-feira (15)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, eu aceito