Postado em sexta-feira, 7 de agosto de 2015 às 11:34

Rede de Comércio Protegido é implantada no Jardim América

Os estabelecimentos pioneiros são da região da Rua João de Souza Sobrinho, no Jardim América.


 Da Redação

De forma inédita, foi implantado em Alfenas a Rede de Comércio Protegido, que na prática pode facilitar a comunicação entre comerciantes visando a diminuição do número de crimes, especialmente assaltos. Os estabelecimentos pioneiros são da região da Rua João de Souza Sobrinho, no Jardim América.

Na noite da última terça-feira, 4 de agosto, houve a entrega das 40 placas aos participantes. Iniciada pouco depois das 19h, a cerimônia contou com a presença do prefeito Maurílio Peloso (PDT), do subcomandante da 18ª Cia. Independente da Polícia Militar, capitão Edilson Ramirez, do secretário Municipal de Defesa Social, Vander Cherri, do vereador Waldemilson Gustavo Bassoto (Padre Waldemilson/PROS), do coordenador da Guarda Municipal, Marcelo Santos Oliveira, e tenente Leonardo Negreiros, além de dezenas de comerciantes e empresários.

De acordo com capitão Ramirez, a metodologia da rede é a mesma de outras duas existentes na cidade: a de Vizinhos e a de Postos. “Não existe rede sem a participação das pessoas. Esta placa não reflete em segurança, é preciso a participação de todos com a troca de informações” citou o militar que cobrou a necessidade de um maior interesse dos cidadãos na busca efetiva pela segurança. “As pessoas também têm que se interessar em participar e buscar soluções”, analisou.

Ele, que relatou a participação na implantação de redes semelhantes em Poços de Caldas, ainda falou que neste caso específico a PM atua com base nas informações recebidas. “Pode ser até denúncia anônima pelo 190. Em Poços, o funcionamento das redes contribuiu para a diminuição dos índices de criminalidade”, acrescentou.

Envolvimento da comunidade

O prefeito de Alfenas também citou o envolvimento da comunidade, principalmente no momento em que, segundo ele, o Município passa por problemas financeiros. “Nós temos sim a preocupação (com a segurança), mas infelizmente tudo tem custo. Das 21 câmaras de segurança da cidade dez estão sem funcionar por falta de manutenção. E não é de agora”, relatou. Já o secretário de Defesa Social, Vander Cherri, disse que a Guarda Municipal intensificou as rondas pela João de Souza Sobrinho e imediações.

Coordenador do programa, tenente Negreiros comentou que a partir da formação os próprios membros são quem tomarão os rumos. “Desde a reunião de instalação temos trocado ideias e mostrado como é o funcionamento. Eles sabem que esta área chama atenção por causa da grande quantidade de lojas e, por isso, precisam se organizar. O próximo passo é resolver sobre um meio rápido para acionar a PM”, revelou.

Já o vereador Padre Waldemilson é quem fez a mobilização para a implantação da Rede de Comércio Protegido. E a intenção, a partir de agora, é que a ideia se espalhe. “As pessoas estavam reclamando dos vários assaltos. A partir disso passei em todas as lojas para conversar e convidar os comerciantes. Também entrei em contato com a Polícia Militar e depois fizemos a primeira reunião. Hoje, no quarto encontro, com esta entrega das placas, me sinto até responsável por esta rede. A proposta agora é que o projeto se espalhe pela cidade”, destacou o vereador que inclusive administra o grupo da rede no WhatsApp.

Na pauta dos próximos encontros do grupo está a proposta para a instalação de câmeras de segurança e sirenes de alerta.

A Rede de Comércio Protegido foi lançada essa semana (Foto: Divulgação/Câmara Municipal)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo