OKR: Descubra esse fundamento que tem gerado um valor incalculável as empresas
Autor(a): Etiene Rocha
A estratégia de seu negócio é o caminho que te leva onde você quer chegar. O OKR é seu guia: ele te direciona qual estrada pegar para chegar a seu destino e ajuda a corrigir a rota caso seja necessário. Nesse post vamos mostrar a você como definir uma estratégia que faça você chegar ao objetivo global da empresa de forma clara e baseada em dados. Vamos entender o que é e como esse método pode gerar valor ao seu negócio?
O QUE É O OKR?
Criado pelo ex-CEO da Intel Andrew Grove, OKR é uma metodologia de gestão focada em simplificar a estratégia e rastreamento das metas e resultados-chave de uma empresa. Esses “Objectives and Key Results” (Objetivos e resultados-chave) mostram um caminho claro de parâmetros mensuráveis para a conquista do objetivo global da empresa, onde a estratégia é feita e todos os colaboradores buscam traçar a mesma com suas respectivas funções.
O método é usado pelo Google desde 1999, a empresa que tinha apenas 40 colaboradores e hoje conta com mais de 60 mil dos melhores profissionais do mundo. Isso mostra que o OKR pode ser implementado com tal intensidade em PMEs quanto em multinacionais com a mesma eficácia e geração de valores.
COMO FUNCIONA O OKR?
O OKR se divide em dois termos: estabelecer metas (objetivos) e mensurar progressos (resultados chaves).
Estabelecer Metas: Onde eu quero chegar? Esses são os objetivos que sua empresa irá traçar estratégias para alcançar. O OKR deve aguçar e desafiar os colaboradores, para mante-los cada vez mais engajados na estratégia em questão. Busque instiga-los com os benefícios que isso trará ao time, tais como:
Ofereça cursos profissionalizantes para que eles fiquem cada vez mais ágeis;
Diga como a empresa terá autoridade no mercado após a conquista do objetivo;
Trabalhe o quão benéfico será para a performance da empresa e como as vendas podem crescer.
Resultados Chaves (KEY RESULTS): A mensuração de resultados é fundamental na metodologia OKR. Gestão é ter informação, ter dados centralizados e a mensuração de tudo o que acontece em uma empresa.
Como diz Peter Drucker, considerado pai da aministração ou gestão moderna, sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenômeno dos efeitos da globalização na economia em geral e em particular nas organizações, uma das principais referências quando se trata de gestão:
“Se você não pode medir, não pode gerenciar”
Manter uma análise de dados ativa não significa esquecer o lado humano da empresa, mas garantir que a partir da mesma, sejam tomadas decisões justas e colaborativas. Os resultados chaves são isso, é a mensuração da estratégia traçada pela empresa para chegar ao objetivo. Falando de modo mais dinâmico são as funções que levam diretamente ao objetivo global.
Agora vamos entender como chegar a um objetivo através dos Key Results:
OBJETIVO 1: TORNAR SE AUTORIDADE NO MERCADO
KR – 1: Ranquear em 1* lugar no google com uma palavra chave específica até;
KR – 2: Alcançar 5 mil inscritos no canal da empresa;
KR – 3: Formar 5 parcerias de co-marketing;
KR – 4: Aumentar em 50%¨o número de clientes que chegaram a empresa através dos canais digitais.
OBJETIVO 2: OFERCER UM SUPORTE ESPLÊNDIDO AO CLIENTE
KR – 1: Diminuir em 40% o número de pedidos de suporte usando autoatendimento;
KR – 2: Manter a média do NPS (Net Promoter Score) acima de 50;
KR – 3: Reduzir pela metade o tempo de resposta das dúvidas dos clientes em qualquer canal;
KR – 4: Manter a taxa de resolução, no mínimo, em 95%.
OBJETIVO 3: AUMENTAR CONSIDERAVELMENTE AS VENDAS
KR – 1: Dobrar o número de leads gerados por mês;
KR – 2: Enviar 80% dos leads mais qualificados para o fundo do funil;
KR – 3: Fechar com 75% dos leads que estão no fundo do funil;
KR – 4: Aumentar as receitas em 25% com upsell e subprodutos.
Você notou que cada objetivo tem segundos planos a serem traçados para chegar ao resultado final? E como elas podem mensurar de forma clara e exata? O modo que será mensurado essas informações podem ser escolhidas por cada empresa, de 15 em 15 dias, a cada três meses, entre outras datas decididas. O gestor também pode definir datas de início e fim para cada Key Results.
Se estiver simples demais para alcançar suas metas, é preciso investir em ideias ambiciosas que façam a empresa desempenhar sua melhor performance.
IMPACTO DO OKR NO CORPORATIVO
Você deve estar se perguntando: Quais benefícios a metodologia OKR trará a minha empresa? Para te mostrar ainda mais as vantagens desse fundamento, listamos alguns pontos positivos.
SIMPLICIDADE DE USO: A facilidade e a clareza do OKR interferem diretamente nos resultados da empresa trazendo grande impacto positivo. A ferramenta se adapta as necessidades de cada empresa independente do seu porte, gerando a extração de ótimos resultados.
COLABORADORES MOTIVADOS: Os objetivos são definidos com base nas orientações organizacionais da empresa, juntamente com o olhar de cada colaborador. Isso gera motivação a todos em chegar no resultado desejado e traçar metas ambiciosas.
CLAREZA: Como o OKR trata sua gestão de modo transparente, sendo disponibilizados a todos, a equipe estará sempre atualizada de como o processo está caminhando, gerando auto cobrança dos colaboradores para que os resultados sejam realizados e finalizados no tempo proposto.
MELHORA CONTÍNUA: A supervisão constante do desenvolvimento dos key results dentro do processo, possibilita o gestor a gerar feedbacks contínuos e construtivos, permitindo a equipe desenvolvimento de seus pontos fortes com foco no progresso.
RESULTADOS INCALCULÁVEIS: O fundamento junta os pontos fortes de cada colaborador, transformando um simples processo em um trabalho de alta performance, que corre em prol de objetivos que trarão autoridade e geração de valores a empresa.
APRENDIZADO INCESSANTE: Conhecer mais sobre a empresa, o mercado em que se atua, as inovações que estão sendo propostas, pedir feedbacks dos clientes sobre sua prestação de serviços, entre outros meios de conhecimentos, quando um OKR é finalizado é de suma importância. Isso trará valor ao lado humano da empresa, inovação e busca constante do conhecimento fará total diferença no posicionamento da empresa.
VEJA COMO INCREMENTAR A METODOLOGIA OKR NA SUA EMPRESA
Para que o método OKR de certo, mesmo sendo fácil de se seguir e objetivo, é preciso seguir passos importantes para o bom funcionamento do OKR. Veja quais passos seguir para otimizar sua gestão da melhor maneira.
DEFINIÇÃO DE METAS: Defina metas claras e específicas, no OKR não existe complicações, manter o foco no Objetivo Global de maneira clara e simplificada fará com que sua empresa chegue ao Objetivo e aos Keys Results da melhor forma, engajando cada vez mais seus colaboradores.
DIVISÃO DE OBJETIVOS: Os objetivos no OKR não ser proposto apenas pelos gestores e líderes, eles formam 40% dos OKRs, sendo o restante definido pelos colaboradores. Esse passo tem o interesse em envolver todos na criação dos processos para garantir que a visão de todos seja benéfica no processo.
PERÍODOS E PRAZOS: Os objetivos e Key Results dos OKRs não podem demorar para sua resolução, a demora para chegar aos resultados chaves prejudica a eficiência da empresa. Pensando nisso, coloque prazos razoavelmente curtos. Um exemplo de prazos seria a cada trimestre.
VALIDAÇÃO DOS RESULTADOS: Acompanhe os resultados com frequência, sejam eles com prazos mais curtos ou mais longos. Validar os resultados num período de 15 em 15 dias é um bom caminho a se seguir, visto que pode ser realizado ajustes rápidos e certeiros, sem pressionar os colaboradores com análises diárias.
TRÂNSPARÊNCIA: Deixe o OKR a vista de todos, a transparência é uma estratégia seguida no OKR bem-sucedida. Se todos buscam e trabalham por um resultado global, não há condição melhor a se seguir do que deixar toda a estratégia visível. Esse passo não visa pressionar os colaboradores, mas garantir a clareza do processo a todos.
ESFORÇOS x RESULTADOS: Se os colaboradores estão trabalhando, trabalhando e trabalhando... Mas os resultados não são gerados, pode ser que não estejam exercendo suas funções da maneira correta. Por isso a importância das métricas e dados, a empresa não chega a sua Meta Global se com o esforço não vem os resultados.
INOVAÇÃO QUE GERA VALOR
Com o fundamento OKR aprendemos fazer mais com menos de forma prática e focada, e ter times de alta performance, processos bem definidos, dados em tempo real, de fato se tornou as principais ferramentas dos gestores.
As empresas que mais cresceram durante essa pandemia, foram aquelas que inovaram e se adaptaram as mudanças. Se você não tem informação do seu negócio, você provavelmente não tem gestão. Aproveite o momento e comece a inovar o seu negócio. Saiba como ter um OKR através de um software de gestão! Vamos tomar um café e entender como gerar resultados que vão transformar sua empresa.
QUERO AGENDAR UMA REUNIÃO
Um grande abraço e até a próxima Time AdaptWeb :D