Postado em 16 de outubro de 2018

O poder de conhecer seu público na Comunicação Digital

Autor(a): Etiene Rocha

Olá pessoal! Parece muito óbvio, mas garanto que muitos empreendedores ainda desconhecem os hábitos de seus clientes e se quer sabe quem eles são. Nesse post vamos entender como é importante e eficiente falar diretamente com seu público, ou como dizemos mundo digital, seu avatar ou persona.

Estamos vivendo uma revolução na comunicação. Chegamos a era da experiência, e para que seu negócio cause uma experiência impactante, é necessário conhecer hábitos, idade e muito mais do seu futuro cliente. Então, um avatar é a personificação do seu público-alvo.

Desenhar um avatar é bem mais simples que possa imaginar, e isso o ajudará ter mais clareza quanto seu cliente e como se comunicar com ele de forma eficiente.

Na maioria das vezes é comum ouvir como resposta: “Eu vendo para todo mundo”, porém essa realidade tão abrangente deve ser analisada para identificar no meio “de todo mundo” quem é o cliente que seu negócio precisa. Responder que seu público é “qualquer um” ou “todo mundo” já é um indicativo de que precisa analisar melhor seu negócio e quem é seu “cliente perfeito”.

Saber montar o perfil de cada cliente é uma excelente estratégia para melhorar atendimento, comunicar promoções e ofertas, definir padrões visuais, criar uma linha de comunicação que seja realmente efetiva e consequentemente aumentar faturamento.

Como nosso foco é comunicação digital, garanto que a escolha da tipografia, imagens e cores são fatores determinantes para o sucesso da comunicação visual.

Vamos saber como montar um avatar para seu negócio. Questione sobre hábitos, trabalho, consumo, necessidades, desejo e principais problemas. Veja:

Qual o sexo?
Onde ele mora?
Qual a idade?
Onde Trabalha?
Qual sua necessidade?
O que ele deseja?
Quais suas preocupações?
Como seu negócio soluciona o problema?
O que seu avatar já consome?
     - Que marca de celular ele tem?
     - Marca de perfume?
     - Que marca de carro ele tem?
     - Quais restaurantes ele frequenta?
     - Marcas de roupas que ele gosta?
     - Qual o hobby dele?

Entenda que seu negócio deve criar mais de um avatar (3, 4....) para personificar diversos perfis de pessoas e tornar sua analise de comunicação maia abrangente.

Quando você conhece as marcas que ele já consome hoje, você pode analisar o que essas marcas fizeram para conquistar seu cliente, e assim você também pode trabalhar essa conquista seguindo os mesmos passos.

Agora é entender e colocar em prática ações que comunique seu produto/serviço de forma a impactar e converter em venda! Sucesso a todos!

Etiene Rocha
Analista de Sistemas
Adwords | Estratégia de Growth Hacking | Análise de mercado

http://www.adaptweb.com.br


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo