Postado em quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Candidato de Alfenas é citado em reportagem do The New York Times
Uma reportagem do jornal The New York Times traz nomes excêntricos de candidatos do Brasil. Entre eles está um candidato a vereador de Alfenas.
Da Redação
Uma reportagem do jornal norte-americano The New York Times traz nomes excêntricos que os candidatos de todo o Brasil usam para atrair o voto do eleitor nesta eleição. Entre eles está um candidato a vereador de Alfenas.
O nome peculiar citado pelo influente jornal dos Estados Unidos é Elvis Não Morreu. Elvis Barbosa de Oliveira, que utilizará o apelido na urna eletrônica, é candidato pelo PMDB que integra a Coligação “Compromisso para o Desenvolvimento”.
O jornal traz diversos outros nomes curiosos como Daniel Corno (PTN), que busca uma vaga no legislativo de Itapevi (SP) e os dois candidatos que levam o nome de James Bond, um em Ponta Grossa (PR) e outro em Birigui (SP).
Personagens de séries televisivas americanas, como MacGyver, que inspirou um candidato a vereador em João Neiva, no Espírito Santo, chamado Macgaiver (PSD), e heróis como Batman (PDT), que concorre a vereador em Uberlândia (MG), e Wolverine (PP), que disputa o mesmo cargo em Piracicaba (SP) também foram citados.
O uso do apelido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do nome do presidente americano Barack Obama também foi citado na reportagem. O portal Terra trouxe esta semana uma reportagem repercutindo a reportagem do The New York Times.
Democracia
Para o jornal, o uso de apelidos e nomes reflete uma democracia vibrante. Segundo a publicação, o Brasil nutre um regime democrático forte após o fim do regime militar, em 1985. "Assim que a campanha para eleições municipais se intensifica, essa vitalidade é evidente nas urnas, que refletem as marcantes restrições pouco severas em como os candidatos podem se chamar", afirma o NYT.
A presidente Dilma Rousseff também é usada como um exemplo para demonstrar de que forma os brasileiros conhecem os políticos de maneira pouco formal. Segundo a publicação, a presidente é mais conhecida pelo primeiro nome, assim como seu antecessor, Lula, é conhecido por seu apelido de infância.
COMENTÁRIOS