Postado em segunda-feira, 16 de julho de 2012
às 01:23
Concorrência para vereador em Alfenas é de 15 candidatos por vaga
Um total de 190 candidatos protocolaram na Justiça Eleitoral seus pedidos de registros de candidaturas na disputa por 12 vagas na Câmara Municipal.
Alessandro Emergente
Um total de 190 candidatos protocolaram Junto à Justiça Eleitoral seus pedidos de registros de candidaturas na disputa por 12 vagas na Câmara Municipal de Alfenas. Caso nenhuma candidatura seja indeferida pela Justiça, a concorrência será de 15,8 candidatos por vaga, maior quem 2008.
As 190 candidaturas estão divididas em sete coligações partidárias e três chapas sem coligação. Ou seja, três partidos lançaram candidaturas sem nenhuma coligação. É o caso do PTB, com seis candidatos, e do PSL que lançou 18 candidaturas a função de vereador. Neste último caso, o partido atingiu o máximo de candidatos para chapas que não estejam coligadas. Curiosamente, o PMN lançou apenas um candidato sem qualquer coligação.
As chapas do PTB e do PSL apoiam automaticamente os seus candidatos a prefeito, uma vez que as legendas têm candidatos próprios na eleição majoritária. O PTB com Joselito de Souza e o PSL com José Wurtembeg Manso (Beg/PSL).
As Coligações
Quatro coligações lançaram 24 candidatos cada, o máximo permitido pela legislação eleitoral. São as coligações “Unidade e Coragem” (PSB-PC do B), “Alfenas no Rumo Certo” (PHS-PSD), “Compromisso para o Desenvolvimento” (PRB-PMDB-PSC) e a coligação “PT-PTN”. Esta última tem 24 candidatos filiados ao PT, segundo o sistema de divulgação de registros de candidaturas do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).
As quatro coligações proporcionais integram a coligação majoritária “Alfenas Crescendo com Você” que tem o prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) como candidato à reeleição. As quatro somam 96 candidatos em apoio à candidatura de Luizinho.
Com 23 candidatos aparecem três aparecem três coligações: “Alfenas Bem na Política” (PRTB-PSOL-PT do B), “Alfenas em Boas Mãos” (PR-PDT-PSDB) e “Novos Rumos” (PPS-DEM-PP-PTC-PV).
Foto: Alessandro Emergente/Arquivo
Aumento de 10 para 12 vagas na Câmara Municipal desperta o interesse de 190 candidatos
A coligação proporcional “Alfenas em Boas Mãos” faz parte da coligação majoritária que tem o mesmo nome e tem Maurilio Peloso (PDT) como candidato a prefeito. A coligação “Novos Rumos” está oficialmente neutra na disputa para prefeito. Ela tinha como candidato Marcos Duarte Dias (Marcão/PPS) que desistiu da disputa, anunciando neutralidade.
A coligação “Alfenas Bem na Política” está oficialmente neutra. Porém, na prática, apoia a candidatura de Luizinho, segundo informou o presidente do PRTB, Eneias Rezende. Uma restrição do comando nacional do PSOL à coligações com o PT impediu que o grupo apoiasse oficialmente a candidatura petista, porém extraoficialmente integram o grupo de apoio ao candidato do PT, aumentando de 96 para 119 o número de candidatos a vereadores em apoio ao petista.
“Briga Intensa”
A disputa por uma cadeira no Poder Legislativo está mais acirrada que a eleição de 2008 se considerado a proporção candidato/vaga. Para a disputa deste ano, esta proporção está em 15,8 candidatos para cada vaga. Em 2008, esta proporção foi de 13,4.
Esta diferença na proporção candidato/vaga entre a eleição de 2008 e a de 2012 está relacionada a uma mudança na Lei Orgânica do Município (LOM) que aumentou o número de vagas na Câmara Municipal de Alfenas de 10 para 12. Com duas cadeiras a mais, o número de candidatos aumentou em 56 nomes, de 2008 para 2012.
O aumento de vagas também permitirá uma redução no Quociente Eleitoral (Q.E) se comparado com um cenário de dez cadeiras no Legislativo. A expectativa é que este número fique em 3.700 a 3.800 votos seguindo os percentuais de votos válidos de 2008.
Na última eleição municipal foram 42.062 votos válidos para a eleição proporcional, considerando votos diretos nos candidatos ou nas legendas. Este número correspondeu a pouco mais de 80% do eleitorado apto na ocasião que era de 52.251.
Se a eleição de 2012 (em que 56.002 eleitores estão aptos) registrar um percentual semelhante, cerca de 45 mil eleitores devem registrar votos válidos o que permite os partidos fazerem projeções de QE. Mas para se ter certeza do QE somente após a apuração dos votos.
Entenda o Cálculo
Para chegar ao QE, basta dividir o número de votos válidos pelo número de cadeiras no Legislativo (no caso de Alfenas são 12). O segundo passo é calcular Quociente Partidário (QP). Para isso, basta dividir o número de votos obtidos pelo partido/coligação pelo QE, descartando-se, num primeiro momento, a fração. Ou seja, se o partido atingir 3,2 de QP, garante três vagas na Câmara.
Preenchidas as vagas com os números inteiros e caso sobrem algumas vagas a serem preenchidas inicia-se um outro cálculo: pega-se os votos do partido/coligação e divide-se pelo QP + 1. O partido que obtiver a maior média leva a vaga. O cálculo é repetido até que todas as vagas sejam preenchidas.
COMENTÁRIOS