Postado em segunda-feira, 25 de junho de 2012
às 11:25
Marcão desiste da disputa e não será mais candidato a prefeito
Marcos José Duarte (Marcão/PPS) não será mais candidato a prefeito de Alfenas. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira.
Alessandro Emergente
Marcos José Duarte (Marcão/PPS) não será mais candidato a prefeito de Alfenas. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira em sua página no facebook. Ele era um dos quatro pré-candidatos anunciados na semana passada com chapa já formada.
Por volta das 10h desta segunda-feira, Marcão postou a seguinte mensagem no facebook: “Mediante ao não acordo com a oposição, não serei mais candidato a prefeitura de Alfenas”.
O presidente do PSDB, Wilson Silveira, que seria vice na chapa encabeçada por Marcão, confirmou a informação, por telefone, em entrevista ao Alfenas Hoje. Segundo ele, a decisão segue uma “coerência partidária”. “Desunidos não chegaremos a nenhum lugar”, declarou.
Movimento Anunciado
Na semana passada, Silveira já havia informado que vinha tentando uma unidade entre os oposicionistas durante todo o processo de negociações para alianças partidárias, porém não houve consenso. O presidente do PSDB nega, no entanto, que a desistência signifique um apoio automático à candidatura de Maurilio Peloso (PDT) e afirma que esta é uma “outra negociação”.
Na noite desta segunda-feira, o grupo de partidos que apoiaria a chapa, que teria Marcão como candidato, se reúne para definir o rumo nas eleições. Segundo Silveira, o grupo que reúne seis legendas (entre elas PPS, PSDB, DEM, PP, PV e PTC) deve decidir questões como a coligação para as eleições proporcionais.
Embora Silveira negue que o grupo já esteja acertado em apoiar a candidatura de Maurilio, o discurso aponta para esta tendência. Disse que a chapa PPS e PSDB estaria “abrindo mão” da candidatura majoritária para “melhorar a situação da oposição”.
Base de Anastasia
O governador Antônio Anastasia (PSDB) criou um grupo de trabalho para discutir as alianças nas disputas pelas prefeituras dos municípios-polo de Minas Gerais. Coordenadas pelo vice-governador, Alberto Pinto Coelho (PP), as discussões tiveram como objetivo evitar disputa nestes municípios entre os partidos aliados ao governador.
Na semana passada, na sede do PPS em Belo Horizonte, o grupo divulgou um balanço no qual apontava que em 30 das 50 maiores cidades do Estado, a base aliada ao governo de Minas deveria conseguir acordo e lançar um único candidato.
Em reportagem divulgada no último dia 19 pelo jornal O Tempo, Alfenas estava entre as cidades em que o grupo de trabalho não havia conseguido êxito e partidos aliados à Anastasia se enfrentariam nessas eleições. Pinto Coelho lembrou que o objetivo do trabalho é, também, fortalecer o apoio a uma possível candidatura de Aécio Neves à Presidência.
COMENTÁRIOS