Postado em domingo, 30 de janeiro de 2011
Presidente do Sindicato Rural quer aproximar mais da comunidade
Décio Paulino, novo presidente do Sindicato Rural, defende uma aproximação maior da entidade com a comunidade rural.
Alessandro Emergente
Décio Paulino, o novo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas, defende uma aproximação maior da entidade com a comunidade rural. Ele pretende intensificar as atividades e eventos direcionados ao público rural: agricultores e pecuaristas.
Décio assumiu a presidência recentemente após a renúncia do então presidente Delcídio Virgilio Pereira que teria deixado o comando da entidade para resolver problemas pessoais. O mandato de três anos se esgota no final de 2011, período em que Décio comandará a entidade.
Aos 54 anos, o ex-vereador Décio, que é engenheiro agrônomo e produtor rural (atuando na pecuária leiteira e produção de milho e feijão), diz ter um novo desafio: aproximar os produtores rurais da entidade.
Fotos: Henrique Higino
Décio Paulino diz que estruturação do Parque de Exposições será um dos objetivos
O novo presidente diz que o Sindicato tem uma estrutura grande, mas os recursos para manutenção são limitados, porém não há déficit. Segundo ele, a gestão de Delcídio conseguiu sanar toda divida existente e hoje a entidade tem um saldo positivo e sem pendências.
No entanto, admite que é precisa propiciar novas receitas. Lamenta perdas como o aluguel da feira de malhas, que era realizada anualmente. A feira está, segundo ele, impedida ser realizada no período em que costumava ocorrer. O Sindicato havia injetado recursos para projetos de segurança para atender este evento, que permitia uma receita extra a entidade.
Novos Eventos
A ideia de Décio a frente do Sindicato é estimular novos eventos. Por exemplo, o leilão de gados que atualmente ocorre uma vez por mês (3º quinta-feira de cada mês) deverá ocorrer duas vezes. Será uma experiência, a partir de março, para que seja percebida a reação do público.
O presidente teme que a cidade perca mais espaço no setor. Cita, como exemplo, a realização semanal de leilões de gado em Areado o que pode afetar o aumento da intenção de intensificar os leilões em Alfenas devido a dispersão do público. “O custo operacional (dos leilões) é alto, por isso vamos fazer a experiência”, explica.
Parque de Exposições
A direção do Sindicato está pronta para implementar a pavimentação da entrada do Parque de Exposições. Segundo Décio, uma emenda ao orçamento da União deste ano, apresentada pelo deputado federal Geraldo Thadeu (PPS), já estaria empenhada (autorizada). Diz que dependerá da contrapartida do município.
Fotos: Henrique Higino
Verba para pavimentar o acesso ao Parque de Exposições consta no orçamento da União
O Parque de Exposição, avalia, necessita de uma estruturação. Além do acesso, a intenção é fazer reparos no local para aproveitar o potencial da área para eventos.
Atualmente, o Parque é utilizado como posto de recolhimento de agrotóxico e distribuição de calcário. Mas a intenção é aumentar as atividades de apoio ao produtor no local.
Um dos objetivos é fazer com que o Parque de Exposições seja utilizado como área de testes para maquinários e para produção agrícola. “Este é um espaço do produtor e tem que ser aproveitado por ele”, comenta.
Filiados
Atualmente, apenas 133 produtores rurais pagam a anuidade do Sindicato. A intenção é elevar este número, uma vez que o valor pago pelos associados não consegue cobrir todo o custo de apoio técnico oferecido. Os produtores filiados têm direito a assistência jurídica e contábil.
Décio explica que o último dado disponível revela que são cerca de 700 produtores rurais no município. Mas este levantamento precisa ser atualizado.
COMENTÁRIOS