Postado em segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Itamar desiste de candidatura e deve oficializar renúncia
Mais uma desistência anunciada. O ambientalista Itamar Silva (PV) anunciou sua saída da disputa eleitoral.
Alessandro Emergente
Mais uma desistência anunciada. O ambientalista Itamar Silva (PV) anunciou sua saída da disputa eleitoral. Apesar da candidatura a deputado estadual já aprovada pela Justiça Eleitoral, ele não está mais na disputa.
Itamar disse que encaminhará, no decorrer desta semana, um comunicado oficial à direção do PV-MG para informar sua renuncia a candidatura. A decisão já está tomada e, segundo ele, basta apenas formalizar.
O ex-candidato havia definido sua candidatura como “de protesto”, mas afirma que percebeu que sua intenção não seria bem aceita. Isto porque as questões para as quais pretendiam chamar a atenção poderiam ser melhor trabalhada como cidadão e não como candidato.
“Percebi que conseguiria ter mais credibilidade se não fosse candidato”, explica dizendo que a candidatura poderia passar uma imagem equivocada de oportunismo. Ao contrario, como cidadão – acredita – conseguiria chamar a atenção para problemas que considera importantes.
Um deles é o debate sobre as regras de rateio dos royalties do minério. “Vou voltar a ser eu mesmo”, disse.
Itamar negou que deixou a disputa eleitoral para assumir um cargo público, mas não descartou a possibilidade de desenvolver um trabalho junto ao município.
Conhecido pelo estilo polêmico e por ser protagonista em diversas manifestações, Itamar partiria para sua primeira candidatura. Chegou a ser condenado, em primeira instância, por uma manifestação contra uma sentença da Justiça Eleitoral. Por ser uma decisão monocrática, não foi atingido pela Lei do Ficha Limpa – que considera somente deliberações de colegiado como passível para indeferimento de candidatura.
Itamar foi o terceiro candidato em Alfenas a desistir da disputa. O primeiro foi Marcelo Pessoa (PSB) que havia se lançado como candidato a deputado estadual. Em seguida, Pedro Alencar Azevedo (Pedrinho da Telemensagem/PRB) também abandonou a disputa, mas para Câmara dos Deputados.
COMENTÁRIOS