Alfenas Hoje - Seis candidatos de Alfenas lançam pré-candidaturas em 2010
Postado em sexta-feira, 19 de março de 2010

Seis candidatos de Alfenas lançam pré-candidaturas em 2010

 Alessandro Emergente

Pelo menos seis nomes de Alfenas podem estar na disputa eleitoral de outubro deste ano. Três na disputa pela Câmara dos Deputados e outros três pela Assembléia Legislativa de Minas.

Embora sem nenhuma candidatura oficializada, o que só ocorrerá em julho quando os partidos definem seus candidatos e as coligações, os pré-candidatos já se dedicam as articulações políticas visando os entendimentos para os futuros apoios na fase de campanha.

Entre os pré-candidatos estão dois com mandatos eletivos. O prefeito Pompilio Canavez (PT) e o vereador Sander Simaglio (PV) são pré-candidatos a uma vaga na Assembléia Legislativa. O terceiro a colocar o nome à disposição do partido, para disputa como pré-candidato a deputado estadual, é o odontólogo Marcelo Guimarães Pessoa.

Filiado ao PSB de Alfenas, o odontólogo é servidor público da Secretaria de Estado de Saúde e atua em Belo Horizonte. Nascido na capital mineira, mudou-se aos 8 anos - em 1971 – para Alfenas, mas retornou a BH como servidor estadual. Diz que, no máximo, num intervalo de 15 dias visita Alfenas onde a família reside.

Se oficializada a candidatura de Pessoa será sua primeira eleição. Ele diz que a ideia de lançar seu nome foi sugerida pela presidente do Movimento das Donas de Casa, Lúcia Pacheco, e pelo deputado federal Rafael Guerra, do PSDB.

Desincompatibilização

Pompilio informa que deixará o mandato até o final deste mês para dedicar-se a fase de articulações políticas. O prazo previsto pela legislação é até 3 de abril, ou seja seis meses antes do pleito. Já Sander não precisa deixar a vaga na Câmara Municipal. 

Com origem do sindicalismo e nos movimentos populares, Pompilio filiou-se ao PT de Alfenas em 1988, mas já fazia parte do quadro petista desde o início da década de 80. Chegou a disputar quatro eleições – uma para vereador (1988), outra para deputado estadual (2002) e duas para prefeito (1992 e 2000) - antes de conseguir ser eleito pela primeira vez em 2004. Em 2008, foi reeleito prefeito de Alfenas.

O ex-presidente da Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas) diz que abre mão do mandato em favor de um projeto regional.

Fotos: Arquivo/AH

Pompilio, Sander e Marcelo (camisa azul) são os pré-candidatos a deputado estadual

Já a candidatura de Sander aglomera vários partidos de oposição em apoio extra-oficial. É o mesmo grupo político que integrou a coligação do segundo candidato para prefeito na eleição de 2008. Marcos José Duarte (Marcão/PPS) diz que o grupo definiu por uma candidatura única que será a de Sander.

O nome de Marcão chegou a ser lembrado como provável pré-candidato, mas o ex-candidato a prefeito informa que a opção por um único nome foi uma estratégia para não fragmentar o grupo. A decisão por Sander foi devido a “viabilidade eleitoral” e por ter ser firmado como referência oposicionista na Câmara.

Com origem nos movimentos de direitos humanos como fundador do MGA (Movimento Gay de Alfenas e Região), Sander já disputou duas eleições: a primeira, em 2006, como deputado estadual; a segunda, em 2008, quando foi eleito vereador.

A rivalidade entre os pré-candidatos já se mostra nas declarações do vereador do PV: “Eu sou o único candidato alfenense a deputado estadual”. A frase pode ser interpretada como uma alfinetada no atual prefeito que é natural de São João Del Rei.

Pompilio responde: “Eu sou de Alfenas ele querendo ou não (...) O povo de Alfenas já decidiu isto (nas duas últimas eleições). Mas não é isto que estará em avaliação”.

Deputados Federais

Já na disputa pela Câmara dos Deputados, outros três nomes apresentam como pré-candidatos. Um deles é Fábio Sôssur (Fô), presidente do PSB/Alfenas. Candidato a vereador em 2008, Fô tem no movimento jovem e no esporte sua base de atuação.

Depois de fundar a Asa (Associação dos Skatistas de Alfenas) em 2004, Fô tornou-se o primeiro presidente da Federação Sul-Mineira de Skate, criada em fevereiro. Em 2005 assumiu a Coordenadoria da Juventude da prefeitura, mas rompeu com o Governo um ano depois por divergências políticas.

Fotos: Arquivo/AH

Fô (de camiseta), Pedrinho, e Lito (de óculos) são os pré-candidatos a deputado federal 


Outro nome lançado na disputa é o de Pedro Alencar Azevedo (Pedrinho) que deixará a prefeitura no final deste mês. Ele atua como coordenador do Forró Joaquim Dias e do Domingão Sertanejo, no Centro Vivencial. Ele tentará uma vaga pelo PRB, partido do vice-presidente da República José Alencar.

Pedrinho iniciou a carreira política em Alfenas pelo PSDB quando disputou sua primeira eleição para vereador, em 2004. Em 2005, deixou o partido para aderir ao governo petista. Em 2008, foi novamente candidato a vereador.

Também como pré-candidato a deputado federal aparece o nome do secretário municipal de Juventude e Turismo, Joselito de Souza, presidente do PTB de Alfenas. Lito chegou a colocar-se como pré-candidato a prefeito na última eleição mas retirou seu nome para apoiar a reeleição de Pompilio.

Lito, que é graduado em Direito e História, iniciou a trajet&oaute;ria na política participando de movimentos sociais do PCdoB no final da década de 70. Em 1981, participou da fundação do PT de Alfenas. Chegou a ser candidato a prefeito de Alfenas em 1996, mas um ano depois deixou o partido. Passou pelo PSB até filiar-se ao PTB.

O atual secretário de Juventude e Turismo, que também terá que deixar o cargo, caso continue com o projeto da pré-candidatura, diz que é há uma perspectiva de crescimento do PTB no Estado e seu nome foi apontado internamente como uma das possibilidades para contribuir com o partido.

 








   
   
COMENTÁRIOS

124 Comentários


Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Comentar essa Notícia
 
 
 
 
Carregar mais comentários
   
   
   
Termos e Condições para postagens de Comentários
Comentar essa Notícia










Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2018 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos