Postado em terça-feira, 14 de novembro de 2023 às 09:09

Professor da Unifal tem artigo citado em questão do Enem

Pesquisador está entre os mais influentes do mundo, segundo ranking da Universidade de Stanford.


 Alessandro Emergente

A prova do Enem, realizada no último domingo, teve um artigo científico do professor e pesquisador Cláudio Viegas Júnior, da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), citado em uma das questões de ciências da natureza.

A questão aborda uma pesquisa com um inseticida agrícola e remete a coleta de fluidos biológicos de pessoas contaminadas. Na sequência, questiona em qual dos fluidos o pesquisador provavelmente foi encontrada a maior concentração da substância.

 


O artigo citado "Terpenos com atividade inseticida: uma alternativa para o controle químico de insetos" foi publicado pela revista científica Química Nova, da Sociedade Brasileira de Química. [Clique aqui para ler o artigo] 

Viegas Júnior, do Instituto de Química (IQ) da Unifal, figura entre os cientistas mais influentes do mundo em sua área de atuação. Ele aparece em uma lista da Universidade de Stanford (Estados Unidos), em parceria com a editora holandesa Elsevier BV, divulgada em outubro. Outra professora da Unifal também aparece na lista. É Olga Luisa Tavano, da Faculdade de Nutrição. 

Não foi a primeira vez que Viegas Júnior apareceu na lista. Em 2020, ele também figurou na lista dos cientistas mais influentes do mundo da Universidade de Stanford, dos Estados Unidos e publicado na revista PLOS Biology, da Public Library of Science. A edição do estudo, na época, levou em consideração a produção científica até 2019. Na edição de 2022, ele voltou a ser relacionado entre os destaques do ranking. 

Cláudio Viegas Júnior teve seu artigo citado no Enem 2023 (Foto: Reprodução/Arquivo Unifal)


Viegas Júnior é graduado em Química Industrial e mestre em Química na área de Síntese Orgânica pela UFRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). É doutor em Química na área de Química de Produtos Naturais/Química Medicinal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Em 2006, concluiu o seu pós-doutorado em Química Medicinal pela Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).

O pesquisador é professor no Instituto de Química da Unifal, atuando na graduação dos cursos de Farmácia, Biotecnologia e Bacharelado em Química e na pós-graduação dos programas de Ciências Farmacêuticas e Química.

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo