Postado em quarta-feira, 18 de junho de 2008

Presídio depende de rede de esgoto para ser inaugurado


Henrique Higino

A obra do presídio está em fase final de acabamento. Para ser inaugurado, segundo o secretário de Defesa Social Leonardo de Souza Vilela, “falta apenas à ligação da rede de esgoto”, que deverá ser feita pela Copasa ainda este mês. “A ligação da rede de esgoto depende da Copasa”, disse o secretário, que não soube definir quantos dias a estatal irá precisar para fazer a ligação da rede. “Depende de quantas máquinas eles usarem, mas será rápido”, comentou o secretário, que pretende inaugurar a obra no mês de julho, ainda sem data marcada.

A inauguração da obra chegou a ser anunciada para o mês de maio, mas a falta da rede de esgoto atrasou o início das atividades no presídio. Para fazer a ligação com a rede de esgoto a Copasa irá ligar a tubulação do presídio até o Córrego Pedra Branca.

De acordo com o secretario de Defesa Social, o objetivo é fazer a inauguração do presídio e no mesmo dia fazer a transferência dos detentos. O presídio ficará sob responsabilidade da Subsecretaria de Administração Prisional da Secretaria de Estado de Defesa Social, que também será responsável pela contratação do corpo de funcionários que atuará no presídio, entre eles os agentes penitenciários.

Com a contratação de agentes penitenciários para o presídio o número de policiais nas ruas tende a aumentar, já que muitos Policiais Civis que fazem este trabalho poderão voltar a atuar em suas funções, que é a investigação de crimes.

Segundo Vilela, a antiga delegacia será usada pelo Tiro de Guerra e o “cadeião” demolido. A idéia da demolição, segundo o secretário, é para que o local não seja usado novamente como cadeia.

O presídio

Com capacidade para 200 presos, o presídio foi construído próximo à estrada de terra que liga Alfenas à cidade de Fama, em um local conhecido como Granja São Judas Tadeu. A obra, feita pelo Governo do Estado, em parceria com a prefeitura, fica distante cerca de 4km do centro da cidade e possui ala feminina, regime fechado e de albergue, além de salas para visitas íntimas. O presídio terá também espaço para psicólogos, médicos, dentistas e advogados.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo