Postado em sexta-feira, 16 de novembro de 2018 às 10:06

Conheça as vantagens e os cuidados necessários ao consumir comidas frias

A vitamina C e o ácido fólico, presentes nas frutas e vegetais, como tomate, cenoura e brócolis, não se perdem com o aquecimento. Mas a comida fria, especialmente quando ela é crua, requer um cuidado especial com a procedência e manuseio....


  É possível levar alimentos preparados em casa para onde quiser, mesmo sem ter como refrigerar ou esquentar o alimento antes da refeição. As nutricionistas Raquel Francischi e Sizele Rodrigues, explicam as vantagens e também as armadilhas ao optar pela comida fria, que pode ser gostosa e muito saudável, principalmente com a chegada dos meses mais quentes no Brasil.

VANTAGENS

A grande vantagem de comer cru é a economiza na gordura que se adicionaria se fosse um refogado. Além disso, o cru preserva melhor o sabor natural dos alimentos e traz saciedade por mais tempo porque demora mais para ser digerido. Entre as opções de pratos frios estão o ceviche, cuscuz marroquino, salada de lentilha, entre outros. Outra vantagem é que a vitamina C e o ácido fólico, presentes nas frutas e vegetais, como tomate, cenoura e brócolis, não se perdem com o aquecimento.

DESVANTAGENS

O maior risco de contaminação é a desvantagem da comida fria. Especialmente dos alimentos crus. É preciso ter muita atenção ao padrão de higiene do local e das pessoas que manipulam o alimento, ter controle das matérias-primas e uma cadeia de frios muito boa. Isso vale tanto para os alimentos comprados em restaurantes, quanto para os alimentos preparados em casa.

Limão mata bactérias?

A acidez do limão desnatura a proteína do peixe e faz uma espécie de "cozimento", mas não mata vermes e nem bactérias. Então, quem está comendo um ceviche, por exemplo, tem os mesmos riscos de quem come sashimi. A maioria das bactérias e parasitas que fazem mal morre quando são expostos ao calor. A comida fria, especialmente quando ela é crua, precisa ter um cuidado bem especial com a procedência e manuseio.

DICAS:
- Não deixe o alimento muito tempo em temperatura ambiente. Se não for consumir imediatamente, coloque na geladeira. Mesmo que seja um alimento quente;
- Veja se o estabelecimento tem selo de inspeção;
- Observe as condições de higiene do local, se as pessoas usam luvas para manipular o alimento, toucas e se estão com roupa adequada;
- Verifique os selos de inspeção;
- Cuidado com a manipulação.


Poke

O poke é um prato típico havaiano que combina muito com o verão brasileiro. É feito à base de peixe cru e mistura vários ingredientes, como arroz, macarrão, manga, castanha, cream cheese, maionese. Mas será que é realmente saudável? Confira as dicas de especialistas.

Veja também:
Febre amarela


A rodovia dos Tamoios, caminho para quem se desloca para o Litoral Norte de São Paulo, tem um posto de vacinação contra a febre amarela com o objetivo de alcançar moradores da região e viajantes ainda não imunizados.




Fonte:BemEstar



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo