Postado em quinta-feira, 9 de agosto de 2018 às 09:09

Bambu Mossô: Realce a sua Decoração com Leveza dessa planta escultural para você cultivar

Essa é uma das plantas mais usadas pelos decoradores, paisagistas e arquitetos para decorar ambientes internos e externos...


 Você sabia que o bambu mossô é uma das espécies mais conhecidas de bambu? A palavra mossô deriva do nome chinês “Mao Zhu” que significa bambu peludo e estes pelos são uma defesa da planta para proteger contra os ataques de insetos.

Essa é uma das plantas mais usadas pelos decoradores, paisagistas e arquitetos para decorar ambientes internos e externos. Agora que você já sabe da origem do bambu mossô, separamos algumas dicas dessa planta escultural para você cultivar em vasos ou jardins de sua casa.O bambu mossô possui folhas e hastes verdes que podem atingir uma altura de até 25 metros com diâmetro de 12 a 15 cm. Essa espécie se adapta a diversos tipos de climas e temperaturas.

Como o bambu mossô não forma touceiras é possível plantar uma única muda no jardim ou até mesmo em vaso. Quando você desejar cultivar um maciço de mossô será necessário plantar várias mudas, uma ao lado da outra.



2- O bambu mossô na fachada realça as linhas arquitetônicas da residência. Fonte: Claudia Rodrigues Consultoria.

A praticidade do Bambu Mossô Artificial

Para você que deseja decorar um ambiente e não quer ter muito trabalho com regas e adubações, opte pelo bambu mossô artificial. O bambu mossô artificial pode ser encontrado no mercado em vários tamanhos de 1,20 a 2,00 metros de altura.

Uma das vantagens de possuir um bambu mossô artificial é que você não terá que se preocupar com a manutenção, pois os cuidados com uma planta natural exigem regas permanentes, adubação, pulverização e principalmente iluminação.



3- Bambu mossô artificial humaniza os ambientes corporativos. Fonte: Bambu Mossô artificial Brasília

Veja como cultivar bambu mossô

Você quer aprender como cultivar bambu mossô para decorar a sala de estar ou a varanda de sua casa? Vamos dar algumas dicas para que a sua planta se desenvolva de forma adequada.

O bambu mossô necessita de solos permeáveis e férteis, além de exposição à luz solar e regas semanais para garantir que o bambu dure por muito tempo.

Passo o passo de como cultivar bambu mossô

  • Adquira um vaso grande e de preferência de cimento para garantir a estabilidade da planta;
  • Utilize sob o vaso uma bandeja para reter a umidade;
  • Encha a bandeja com pedriscos para não deixar a água exposta;Coloque no fundo do vaso, cascalhos ou pedras em torno de 5cm;
  • Preencha o vaso até a metade com substrato de densidade leve;
  • Coloque a muda de bambu mossô;Preencha o restante do vaso com terra e deixe 5cm de terra abaixo da borda do vaso;


Caso você prefira, coloque sobre a terra cascas de pinho ou pedras para arrematar o vaso. Durante o primeiro mês, regue o bambu mossô pelo menos três vezes por semana. Após isso, a rega deverá ser feita uma vez por semana.





4- O bambu mossô em vaso deve ser colocado perto de janelas ou varandas. Foto: Roofingbrooklyn

As janelas e varandas são os locais mais indicados para você colocar um vaso com bambu mossô, pois a planta precisa de muita iluminação natural. O bambu mossô confere ao ambiente uma decoração sofisticada e requintada, independente do estilo de decoração.



5- O bambu mossô realça a decoração da varanda com estilo moderno. Foto: Fabi Vilela

Confira os principais cuidados para bambu mossô

Se você tem essa planta dentro de casa, saiba que a parte mais delicada dos cuidados para bambu mossô são as regas. O bambu mossô é vulnerável ao excesso de água, por isso regue sempre com pouca quantidade.

O bambu mossô é uma planta de crescimento rápido e necessita periodicamente de nutrientes para o seu desenvolvimento. Você pode utilizar fertilizantes ricos tipo NPK 16-16-16, mas preste atenção, não aplique esse fertilizante nos seis primeiros meses depois do plantio.



6- O bambu mossô completa a decoração de varanda com móveis em fibra natural. Foto:Juliane Cardoso

Com poucos cuidados e custo baixo, o bambu mossô natural ou artificial é uma planta que preenche os espaços vazios na decoração, levando equilíbrio na composição visual do ambiente, tanto em residências e espaços corporativos.



7- O vaso com bambu mossô alto faz o contraponto com as mesas laterais na decoração. Fonte: Construindo Decor
As plantas como o bambu mossô tem um efeito relaxante sobre as pessoas e são muito utilizadas para humanizar os ambientes.

Essa espécie também proporciona um efeito tranquilizante e por essa razão, o bambu mossô é bastante usado em clínicas médicas e casas de repouso.



8- Bambu mossô completa a decoração da recepção de clínicas e condomínios. Fonte: Art Lilac
Cuidados para bambu mossô no jardim

Para você plantar o bambu mossô em jardins ou canteiros, saiba que é necessário preparar uma cova de tamanho maior que o torrão da planta. Prepare um balde com terra e adubo, colocando parte dessa mistura no fundo da cova.

Depois, acomode o torrão e complete nas laterais com o resto da mistura. Se a sua muda tiver mais que 2 metros, coloque um tutor no bambu e regue diariamente nos primeiros dias.



9- O bambu mossô plantado no jardim externo completa a decoração interna de imóvel com decoração moderna. Fonte: Eflfurniture


Um detalhe importante antes de adquirir e plantar um bambu mossô dentro de casa é verificar o espaço que você tem disponível porque a planta cresce bastante e ocupa um espaço considerável.

O bambu mossô traz para dentro de casa a natureza e proporciona um alívio as pressões do cotidiano, decorando de forma personalizada o ambiente.


Fonte:Vivadecora