Postado em quinta-feira, 21 de junho de 2018 às 13:39

6 tendências de decoração para áreas externas

No entanto, um detalhe fundamental é investir na decoração para áreas externas, a fim de tornar esses ambientes ainda mais acolhedores...


 Quando pensamos nas áreas externas da casa, sempre lembramos de momentos de lazer e alegria. No entanto, um detalhe fundamental é investir na decoração para áreas externas, a fim de tornar esses ambientes ainda mais acolhedores. Neste post, vamos lhe mostrar as principais tendências de decoração para você caprichar e aproveitar ao máximo esse recanto do seu lar! Vamos lá?

1. Lagos artificiais como uma das principais tendências de decoração

Você já sonhou em ter uma casa perto de um lindo lago? Saiba que é possível tornar essa ideia em realidade por meio da criação de um lago artificial na área externa do seu lar.

Os lagos artificiais são elementos-chave no paisagismo, proporcionando beleza e sensações de quietude e paz. Além da importância estética, eles contribuem para a regulação da umidade e no frescor do microclima local.

Se você pensa que essa opção, apesar de ser interessante, é inviável, não se aflija! É possível criar lagos de diversos tamanhos, em áreas externas de apartamentos, casas, ambientes comerciais etc. Empresas especializadas fazem a construção e instalação de todo o sistema, deixando tudo em ordem.

Para tornar o projeto mais bonito, pode-se recorrer a artifícios como corredeiras, fontes, chafariz, cascatas, pedras, plantas, bancos, namoradeiras, entre outros recursos decorativos. E ainda curtir as belas carpas ornamentais que podem até comer na sua mão.

2. Deck de madeira
Ter um deck de madeira na área externa é uma boa opção para criar um ambiente moderno e natural.

Eles são ideais para áreas molhadas, como o entorno de piscinas ou lagos, pois são antiderrapantes e podem receber acabamentos como verniz ou resina para garantir maior resistência do material. Também podem ser usados em varandas e em banheiros.

Esse tipo de revestimento pode ser feito na forma de réguas ou tiras de madeira, ou na forma de módulos ou placas.

3. Móveis com estampas
Até pouco tempo, utilizava-se na decoração móveis em tons neutros e discretos. Contudo, para não deixar a decoração das áreas externas monótona, uma boa opção é apostar em móveis com maior presença o que se torna uma das grandes tendências de decoração .

A tendência do momento é utilizar peças com estampas étnicas, de florais, listras, xadrez, poá ou animal print. Mas se você não quiser um móvel totalmente colorido, recorra a almofadas mais chamativas, o que já deixa o ambiente mais charmoso.

Usar móveis estampados na decoração não é difícil, basta investir nas peças certas e saber equilibrar tons neutros com as cores das estampas. Só não vale exagerar, para que o ambiente não fique carregado.

4. Muros com texturas e materiais diferenciadosOs muros antigamente não recebiam acabamentos de qualidade e tornavam-se até uma parte deselegante da casa, principalmente em áreas externas.

Contudo, nos dias de hoje, a decoração externa da casa pode ser transformada pelo uso de texturas e cores diversas na pintura dos muros. Podem-se utilizar diferentes desenhos texturizados, como grafismos verticais, circulares, riscados, meia lua, entre outros.

Uma dica importante é usar texturas que sejam laváveis, para evitar ou minimizar o aparecimento de manchas, principalmente durante durante os períodos de chuvas.

Além de texturas diferenciadas, estão sendo utilizados, como tendências de decoração, materiais como madeira e pedras para integrar os muros à decoração das áreas externas.

Outra boa aposta é usar os muros como jardins verticais, para trazer um pedacinho da natureza para dentro da sua casa. Um jardim vertical é um painel de plantas instalado verticalmente, criando uma sensação de unidade entre as espécies.

Essa proposta, além de ser sustentável e esteticamente bela, cria um isolamento acústico e térmico natural, ajudando também no controle da incidência de luminosidade sobre a residência e a fachada.

5. Pisos de azulejo hidráulicoPara quem quer dar um ar retrô e mais personalidade para os ambientes externos, fazer o uso de ladrilhos hidráulicos é uma opção interessante, já que as estampas são variadas, permitindo várias combinações de decoração.

Os ladrilhos hidráulicos podem ser usados como azulejo ou como piso. Esse tipo de revestimento deixa os ambientes com mais alegria e cor, sendo muito utilizados na decoração de varandas, cozinhas e espaços gourmet.

Esse material pode ser inserido em um ambiente inteiro ou então ser usado como um detalhe decorativo.

Além de contribuírem para um visual bonito, os ladrilhos hidráulicos são antiderrapantes e fáceis de limpar, o que é ideal para quem tem crianças pequenas, idosos e animais de estimação em casa.

6. Integração entre área interna e externa
Apesar de serem os lugares mais aconchegantes do lar, as áreas externas, como varandas, terraços, jardins e quintais acabam sendo pouco utilizados pelos moradores, geralmente no fim do dia ou nos fins de semana e feriados.

A integração entre a área interna e a externa é uma maneira de possibilitar que se usufrua mais todos os ambientes da residência e é mais uma das tendências de decoração para áreas externas.

Portas e janelas de vidro
Usar portas e janelas de vidro é uma forma interessante de fazer a integração. Essa proposta dá uma sensação de amplitude de espaço e aproveita bastante a iluminação natural.

Integras cozinha com salas e varandas
Integrar cozinhas, salas de estar ou de jantar com as varandas é outra ideia para unir ambientes. Esse tipo de integração, além de aproveitar melhor os espaços, estimula o convívio entre as pessoas e mais momentos para o compartilhamento de experiências.

Para quem gosta de receber convidados, esse tipo de integração de ambientes torna muito mais agradáveis e aconchegantes os encontros com os amigos e a família.

Ausência de paredes entre ambientes
Por fim, uma das tendências de decoração que vem sendo muito utilizada, principalmente em apartamentos e espaços pequenos, é a ausência de paredes entre a cozinha, sala de estar e sala de jantar. A delimitação de cada ambiente é realizada por meio dos móveis, o que garante o melhor aproveitamento de cada centímetro do espaço disponível.

Integrar as sacadas de apartamentos à sala de estar também é outra tendência que permite aproveitar ao máximo o espaço, já que a metragem vem sendo cada vez mais reduzida nas novas construções.

Só fique atento à legislação vigente. Se for precisar derrubar paredes, construir vãos ou instalar um mobiliário fixo, por exemplo, você precisará contratar um arquiteto ou engenheiro para supervisionar a obra.

Encher as áreas de lazer do seu lar de beleza, estilo e aconchego não depende de muito. Com um toque de criatividade, ousadia e disposição, é possível pensar e executar um projeto de decoração para áreas externas e transformar totalmente o clima da sua casa!









Fonte: blog.club



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo