Postado em quarta-feira, 20 de junho de 2018
às 12:10
Quantos dias demora para menstruar depois da pílula do dia seguinte?
Como a pílula do dia seguinte abriga uma dosagem alta do hormônio, é normal que ocorram alterações...
Apesar de já bastante conhecida entre as mulheres como método emergencial eficiente e para evitar uma gravidez indesejada, a pílula do dia seguinte - ou pílula de emergência, como é corretamente chamada - ainda desperta muitas dúvidas em relação a seu uso correto, assim como os efeitos que provoca no organismo.
Pílula do dia seguinte desregula a menstruação?
A menstruação acontece devido à queda da quantidade de progesterona no corpo. Como a pílula do dia seguinte abriga uma dosagem alta do hormônio, é normal que ocorram alterações no ciclo menstrual. Ou seja, a menstruação pode adiantar ou atrasar.
De acordo com o ginecologista Dr. Élvio Floresti Junior, o dia da menstruação após a pílula do dia seguinte dependerá da fase do ciclo em que a mulher está.
Se ela estiver na primeira fase, que vai aproximadamente até o 12° dia, provavelmente terá sua menstruação atrasada. Se a ingestão da pílula ocorrer na segunda ou terceira fase, o sangramento pode surgir dois ou três dias depois após a tomada do medicamento.
Caso a menstruação não venha em até uma semana após a data prevista (independentemente de ter tomado a pílula de emergência) há chance de gravidez. Na dúvida, procure um ginecologista. Vale lembrar ainda que, muitas vezes, o sangramento é escasso e amarronzado após o uso do remédio.
A pílula de emergência deve ser ingerida o mais rápido possível, dentro do período de 72 horas após a relação sexual sem proteção. No entanto, quanto antes a pílula for tomada, maior a eficácia: se usada em até 24 horas depois do episódio, a chance de evitar gravidez é de 90 a 95%.
Fonte: vix