Postado em terça-feira, 13 de março de 2018 às 11:11

4 dicas incríveis para melhorar a flexibilidade corporal

 A flexibilidade corporal é a nossa capacidade de movimentar o corpo, por meio de uma ampla variedade de movimentos, sem distender músculos, articulações e sentir dor. Essa característica está diretamente ligada à habilidade de realizar tarefas do dia a dia.

Você tem sentido dificuldade para agachar, pegar objetos no chão, ou até mesmo para caminhar? Então, acompanhe este texto e saiba como melhorar a flexibilidade do seu corpo!

Tipos de flexibilidade

A flexibilidade geral refere-se à amplitude observada em todas as articulações de uma pessoa. Já a flexibilidade especifica é relacionada aos movimentos realizados por determinadas articulações.

Quanto ao tipo de articulação, podemos dividir a flexibilidade em simples e composta. No primeiro caso, o movimento envolve apenas uma articulação, já no segundo tipo, falamos de movimentos que envolvem mais de uma, como os movimentos do ombro.

E quando nos referimos ao tipo de atividade realizada, a flexibilidade é dividida em dinâmica, quando o movimento é feito a partir de forças internas do próprio corpo, e passiva, quando o exercício é feito com a ajuda de forças externas, como aparelhos e acessórios.

Benefícios para a saúde


Como vimos acima, a flexibilidade pode ser dividida em vários tipos. Essas divisões são usualmente empregadas em treinos de atletas, mas, de modo geral, também fazem parte do nosso dia a dia.

Em alguns casos, é normal termos a capacidade de movimentação reduzida, como quando está frio, ou quando acabamos de acordar. Também há diferenças no nível de flexibilidade de acordo com a idade. Mas todos nós devemos trabalhar para ter uma boa flexibilidade corporal, pois traz diversos benefícios para a saúde, como:

  • melhora na coordenação motora;
  • melhora na postura corporal;
  • pevenção de cardiopatias;
  • diminuição do risco de lesões;
  • melhora na respiração;
  • diminuição da sensação de fadiga;
  • menor incidência de quedas;
  • prevenção de lesões por esforços repetitivos (LER).

Dicas para melhorar a flexibilidade do corpo

Para conseguir melhorar a capacidade de movimentação do seu corpo, é necessário cuidar da saúde física, realizando exercícios e mantendo uma alimentação saudável, além de também cuidar da saúde mental. Confira algumas dicas para colocar em prática e melhorar a amplitude dos seus movimentos articulares:

1. Mude sua rotina

Se você trabalha por muito tempo sentado ou sem se movimentar, isso pode estar prejudicando sua flexibilidade corporal. Por isso, inclua alongamentos simples no seu dia e levante-se de hora em hora para fazer uma pequena caminhada. E, claro, preste atenção na postura.

2. Alongue-se

É preciso alongar-se diariamente, principalmente ao acordar e antes e depois de exercícios físicos. Mesmo com movimentos simples, esforce-se ao máximo e mantenha a posição por alguns segundos. Porém, lembre-se de que não é normal sentir dor. Caso sinta, o movimento não está sendo realizado corretamente.

3. Respire corretamente

A respiração adequada ajuda no relaxamento dos músculos e articulações, o que influencia na amplitude dos nossos movimentos. Por isso, repare na forma como você respira durante o dia, mas, principalmente durante os alongamentos e exercícios. Não descuide da respiração: inspire profundamente pelo nariz e expire pela boca.

4. Beba muita água

Nosso corpo é composto principalmente por água. Então, para que nossos músculos funcionem adequadamente é necessário que o nosso corpo esteja hidratado. Por isso, pessoas desidratadas estão mais propensas a terem lesões. Beba, pelo menos, 2 litros de água por dia.

Além dessas dicas, não se esqueça da importância dos exercícios físicos para melhorar a flexibilidade do corpo. Pilates, yoga e caminhada são atividades muito recomendadas. Uma vida sedentária prejudica não apenas a capacidade de movimentação, mas toda a nossa saúde. Por isso, invista numa vida saudável.

Quer saber por onde começar? Confira 5 hábitos saudáveis para ter uma vida melhor!

Fonte: OrtoPonto