Postado em sexta-feira, 13 de outubro de 2017 às 09:09

Moradores reclamam de descaso da Prefeitura em relação a cães doentes

Alessandro Emergente

Os moradores do Alto do Jardim Aeroporto reclamam do “descaso” da administração municipal em relação a cães de rua, que estão doentes. Alguns desses animais já foram diagnosticados com cinomose ou apresentam sintomas da doença, o que traz apreensão aos moradores que veem uma indiferença da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Na manhã de quarta-feira, a reportagem foi chamada até o bairro por alguns moradores e presenciou a agonia de alguns animais. Em uma das ruas há três cães de rua, um deles já diagnosticado com cinomose por um veterinário particular, pago por um dos moradores.

O advogado Roberto Tamelini tem cuidado de três cães de rua. Um desses animais fica bem em frente a sua casa, onde recebe assistência com alimentação e até medicamentos. O animal foi diagnosticado com cinomose e tem seguido tratamento com medicamentos comprados por Tamelini.

Com a receita de medicamentos, morador trata de animal com cinomose (Foto: Alessandro Emergente)


Uma outra moradora resolveu recolher outros três cães em sua casa para evitar que o problema se alastre. Os moradores chegaram a se dispor a pagar exames para identificar os problemas, mas encontram dificuldades para recolher e transportar os animais. A solução é custear os exames com um veterinário particular.

Tudo isso porque os moradores alegam que não encontraram apoio da Prefeitura de Alfenas. Reclamam que foram mal tratados pela secretária executiva, Kátia Alvarez, que teria declarado – segundo os relatos – que ela não estaria na administração municipal para servi-los.

De acordo com o jornalista Erick Wolff, foi feito um contato na Ouvidoria Municipal para tentar resolver o problema. Não chegou a ser protocolado o pedido porque o ouvidor Evanílson de Andrade (Ratinho) tentou uma intermediação. Mas, no dia seguinte, eles dizem que se quer foram recebidos pela secretária executiva.

Os cães, alguns deles doentes, circulam pelas ruas do bairro (Foto: Alessandro Emergente)


A preocupação é que o problema se alastre, uma vez que clinicas veterinárias da cidade têm recebido uma demanda de casos de cinomose. O veterinário da Prefeitura esteve no Alto do Jardim Aeroporto e visitou uma das residências, onde três cães de rua foram isolados. Mas, segundo os moradores, os demais casos não foram verificados.

No bairro, são mais de 20 animais de rua. A reportagem apurou que há denúncias de que moradores de outras localidades estariam abandonando animais doentes no Alto do Jardim Aeroporto. A cinomose é uma doença muito grave que atinge os cães e, na maioria das vezes, é fatal

Outro lado

A secretária executiva de Meio Ambiente disse que é inviável financeiramente para o município arcar com o custo de um tratamento de cinomose, uma vez que o valor é muito elevado. Disse ainda que nos casos verificados não foi constatada a doença.

Kátia disse que o Município fará um trabalho de recolhimento para uma política de esterilização dos cães de rua. Mas esses deverão ser devolvidos para o convívio com a comunidade.

A Prefeitura de Alfenas anunciou para o ano que vem um recurso anual de R$ 300 mil para políticas públicas direcionadas aos animais. A destinação do recurso será definida pelo Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.








   
COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.


 

6 Comentários

Comentar essa Notícia
 
Carregar mais comentários
   
Termos e Condições para postagens de Comentários
Comentar essa Notícia










Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2017 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos