Alfenas Hoje - Conselheiro Tutelar reclama de falta de apoio
Postado em terça-feira, 9 de maio de 2017 às 02:02
Atualizada em terça-feira, 9 de maio de 2017 às 14:28

Conselheiro Tutelar reclama de falta de apoio

Alessandro Emergente

O presidente do Conselho Tutelar (CT), Paulo Silvério, usou a tribuna da Câmara Municipal, durante a sessão legislativa de segunda-feira, para reclamar da falta de apoio das autoridades em relação as ações desenvolvidas pelos conselheiros. Disse que problemas envolvendo adolescentes e crianças, vítimas de abuso sexual em Alfenas, são preocupantes.

Pouco antes de iniciar a sua fala, o conselheiro protagonizou um bate-boca com a presidência da Câmara. Silvério chegou a se levantar, reclamando da demora para o uso da palavra, o que chegou a interromper a sessão legislativa.

Após um longo debate sobre as questões envolvendo a cessão de jazigos nos cemitérios de Alfenas, o presidente da Câmara, José Carlos Morais (Vardemá/PMDB), passou a exibir um vídeo que mostrava o trabalho desenvolvido na escola de futebol do Cruz Preta, projeto desenvolvido por ele. 

Paulo Silvério usou a tribuna, mas antes interrompeu o andamento da sessão (Fotos: Alessandro Emergente/AH)


Após o tumulto, Vardemá encerrou a exibição do vídeo e não chegou a comentar sobre o projeto. Pouco antes, chegou a dizer que são projetos como o desenvolvido por ele que evitam problemas sociais.

Já na tribuna, Silvério pediu desculpas pelo “desabafo” e disse que os conselheiros têm sofrido ameaças pelo trabalho desenvolvido no dia a dia e não após a defesa das sete adolescentes, vítimas de abuso sexual que teria sido praticado por um agenciador de modelos, como havia sido divulgado inicialmente pela reportagem. Segundo ele, o suspeito também teria aliciado cerca de 30 adolescentes de Alfenas, além das sete que são de outras regiões como Paraná, São Paulo e Goiás.

O conselheiro afirmou que as meninas estão sendo alojadas em locais provisórios e reclamou da não construção de uma “casa de passagens para menores”, uma reivindicação que vem desde 2009. As adolescentes estão retornando para suas famílias, mas estão em processo de transição nas escolas onde estão matriculadas.

Como informou o AH no domingo, cerca de 20 casos de denúncias de abusos sexuais contra menores são registrado todo mês em Alfenas. Silvério revelou que duas crianças – uma de 10 e outra de 11 anos – estão sob a guarda do CT.

Tercetti noticiou que o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente comprará um carro para o CT (Foto: Alessandro Emergente)


O conselheiro chegou a reclamar da falta de apoio do Ministério Público e da precariedade da estrutura ofertada ao CT. Após a divulgação desta reportagem, Silvério entrou em contato com a redação para esclarecer que não houve crítica específica ao MP, mas sim uma resposta ao vereador Fábio Florêncio (Fábio da Oncologia/PP) que questionou quanto ao trabalho desenvolvido junto à Promotoria de Justiça. Em resposta, o conselheiro lembrou que disse que ele recomenda o registro de boletins de ocorrência. O conselheiro disse que as críticas são em relação as "autoridades de modo geral".

 

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) também foi alvo de críticas por não ter disponibilizado nenhuma assistência psicológica às vítimas de abuso, caso que teve repercussão nos últimos dias. Apesar disso, fez elogios ao secretário de Ação Social, Jucemar José Ribeiro dos Santos (Pitú), e ao vereador Reginaldo Flauzino (PHS). Em contato com a reportagem, no início da tarde de terça-feira, Silvério disse, por telefone, que sua reação durante a sessão legislativa foi porque se sentiu desrespeitado com a morosidade para a fala na tribuna de um assunto de extrema importância.

No final, uma boa notícia. O vereador João Carlos Tercetti (PRP) anunciou que o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente deliberou que vai adquirir um veículo para o Conselho Tutelar.








   
COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.


 

6 Comentários

Comentar essa Notícia
 
Carregar mais comentários
   
Termos e Condições para postagens de Comentários
Comentar essa Notícia








COLUNAS


Em debate
Shows do Aniversário de Alfenas
Leonardo Miranda
Democracia
O cair das máscaras
Daniel Murad Ramos
Literatura
O Documentarista
Leonardo Miranda

Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2017 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos