Postado em quarta-feira, 11 de janeiro de 2017 às 20:08

Primeiro morango nacional é produzido em Estiva

Produzido a partir do cruzamento das cultivares Caturno, Diamante e Aromas, a nova espécie vem sendo estudada pelo produtor há cinco anos


Do Brasil Metrópole

Em um doce ou em uma sobremesa especial, o morango é uma fruta que jamais é deixada de lado. Na pequena cidade de Estiva, em meio a região montanhosa, uma novidade está sendo colhida e cultivada para o mundo inteiro. Essa novidade ganhou o codinome de PRA Estiva, a nova qualidade que começou a ser produzida impetuosamente pelo produtor rural, Pedro Ribeiro Pereira, que decola no mercado, como, o primeiro morango nacional.



Produzido a partir do cruzamento das cultivares Caturno, Diamante e Aromas, a nova espécie vem sendo estudada pelo produtor há cinco anos, e sendo analisada em diferentes altitudes, desde 900 metros a 1.517 metros, podendo ser cultivada em diferentes sistemas, como, a céu aberto, túnel baixo ou alto, semi-hidropônico, calhas ou sacolas.

Há mais de 40 anos, trabalhando no cultivo de morangos, o produtor comenta os desafios da produção;“Comecei em 69, quando surgiu a primeira plantação aqui na região. Lembro que observamos o cenário e dois anos depois, começamos nossa plantação. No começo, trabalhávamos com o Monte Alegre e em seguida outras espécies. Os desafios são muitos, porque é uma planta muito sensível, a questão do mofo ou o ácaro, são coisas de difícil controle. Mas o maior problema atualmente, é o custo de produção. Em dez anos, a fruta não aumentou o preço no mercado. Já o custo aumentou mais de 1000%. O produtor de morango vive uma crise muito complicada. Estamos há muito tempo nisso, temos uma certa estrutura e dá para equilibrar, mas ganhar dinheiro no momento é bem difícil”,afirma.



Produtor rural, Pedro Ribeiro Pereira, acompanhado pela esposa, filho e o técnico da Emater, Raul Maria Cássia.

Quanto ao surgimento da nova qualidade, ele destaca que foram muitas tentativas, até encontrar algo que funcionasse;“Fizemos muitos testes, porque já tínhamos a vontade de produzir uma cultivar nova. Fazer uma cultivar nova não é difícil, o difíci,l é fazer uma cultivar boa. Fizemos muitas e muitas, até que chegamos em uma que se destacou. Hoje, temos ai uma cultivar com excelente qualidade, após cinco anos de testes. Ela irá competir com as outras. Competir e ganhar, mas o seu diferencial é a produção. Ela é boa e produtiva. Isso é o que interessa para o produtor, fruto bom e produtivo”,destaca.




Nova espécie de morango é cultivado dentro da agricultura família.
No pequeno sítio, cada membro da família tem sua função.

O produtor que trabalha em família, ainda comenta, que mesmo com tantos desafios, a produção é sua paixão;“Estamos muito tempo nisso e o morango é minha vida, eu vivo morango. Puxei toda família e hoje conquistamos e tocamos isso tudos juntos”, encerra.

Brasil Metrópole


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo