Postado em sexta-feira, 6 de janeiro de 2017 às 13:01

Índice de crimes violentos em Alfenas cresce mais de 400% em quatro anos

Leonardo Miranda

Nos últimos quatro anos o índice de crimes considerados violentos registrado em Alfenas cresceu exponencialmente e, em 2016, Alfenas registrou 633 ocorrências do tipo. É o que revelam os dados do Registro de Eventos de Defesa Social do Estado.

No ano passado, foram registrados 476 crimes violentos a mais que os registrados em 2012, quando ocorreram 157 crimes desta natureza no município. Mesmo registrando 53 crimes violentos a menos que no ano de 2015, quando foi registrado o recorde de 686 ocorrências, os números de 2016 são alarmantes e, a julgar pela quantidade de ocorrências já noticiada neste início de ano, Alfenas tem tudo para continuar ostentando o depreciativo título de cidade mais violenta do Sul de Minas. Inclusive com mais registros de violência que municípios vizinhos maiores.

Ainda de acordo com dados do Registro de Eventos de Defesa Social, o segundo lugar no ranking da violência sul mineira em 2016 ficou com Passos (510 ocorrências). O terceiro lugar ficou com Pouso Alegre (460 ocorrências) seguido de Poços de Caldas (268 ocorrências) e Varginha, que vem apresentando reduções no índice de crimes violentos e terminou 2016 registrando 182 ocorrências de crimes violentos. 



Comparação entre os índices de crimes violentes registrados em Alfenas
nos anos de 2012 e 2016: crescimento acima de 400%.


Para entendermos melhor os motivos do crescimento de mais de 400% nos últimos quatro anos, conversamos com Márcio Bijalon, Delegado da Polícia Civil de Alfenas. Segundo ele, por se tratar de uma cidade universitária que possui um presídio, Alfenas acaba atraindo, entre sua população flutuante, pessoas com pré-disposição ao crime. “As condições econômicas e desigualdades sociais também influenciam diretamente neste quadro de criminalidade elevada, uma vez que a falta de oportunidades e empregos acaba levando pessoas para o mundo crime.”, explica Bijalon.



Delegado da Polícia Civil Márcio Bijalon.

Crimes violentos mais comuns em Alfenas:

O delegado pontua que o tipo de crime violento mais comum no município é o roubo, que vai desde o roubo a transeuntes passando pelo roubo a comércios em geral e também roubo de veículos. “Crimes como o roubo a bancos e que exigem quadrilhas especializadas acontecem com menos frequência, bem como roubos realizados em propriedades localizadas na zona rural.”, comenta.

Perfil dos criminosos e causas da violência

Bijalon expõe que a maioria dos envolvidos em crimes violentos é de jovens do sexo masculino, membros de famílias de baixa renda, o que reforça a necessidade políticas sociais como ferramenta essencial para combater a violência. “É preciso investir em educação, esporte e lazer. Investimento no acompanhamento social das famílias carentes e desestruturadas, bem como cobrar do Governo Estadual a criação de mais vagas para internação de adolescentes reincidentes em crimes violentos.”, pontua o delegado. Por outro lado, Bijalon destaca que jovens que possuem famílias estruturadas e de classe média alta, vêm se envolvendo cada vez mais em crimes violentos, o que também revela o papel das medidas coercivas e punitivas para um eficiente combate da violência.

Destino dos menores infratores

Depois de registrada apreensão do menor infrator, Bijalon explica que os menores infratores são encaminhados pela Polícia Civil à presença do Ministério Público que pode decidir pela internação ou liberação aos pais. “Entretanto, mesmo que o MP decida pela internação, por falta de vagas em instituições competentes, o adolescente infrator é liberado e na maioria das vezes volta a cometer os mesmos atos infracionais violentos.”, finaliza o delegado.

Evolução da violência em Alfenas nos últimos anos

De acordo com o Registro de Eventos de Defesa Social, a evolução dos índices de violências em Alfenas é representado pelos seguintes gráficos:


Ano: 2012 – 157 crimes violentos registrados




Ano: 2013 – 229 crimes violentos registrados




Ano 2014 – 494 crimes violentos registrados





Ano 2015 – 686 crimes violentos registrados





Ano 2016 – 633 crimes violentos registrados









   
COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.


 

6 Comentários

Comentar essa Notícia
 
Carregar mais comentários
   
Termos e Condições para postagens de Comentários
Comentar essa Notícia










COLUNAS


Lava Jato
O silêncio dos inocentes. Inocentes?
Daniel Murad Ramos
Em debate
Shows do Aniversário de Alfenas
Leonardo Miranda
Democracia
O cair das máscaras
Daniel Murad Ramos
Todos Colunistas do Alfenas Hoje

Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2017 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos