Postado em quarta-feira, 28 de dezembro de 2016
às 11:11
Projeto sobre contação de histórias percorrerá a região
O projeto "Contação de Histórias - A arte de preservar a memória" foi contemplado pelo Fundo Estadual de Cultura.
Alessandro Emergente
A valorização da cultura e da memória através do resgate de histórias locais. Esse é o projeto "Contação de Histórias - A arte de preservar a memória", realizado por artistas de Alfenas, que percorrerá cidades da região em 2017 com apoio do Fundo Estadual de Cultura.
O projeto mescla contos tradicionais com os locais (que estão presentes no imaginário do público) sempre valorizando a arte de saber contar “uma boa história”. Mas não é só o conto. As músicas e as tradicionais brincadeiras, que compõem a diversidade cultural da região, também estarão presentes nas apresentações que começam em maio.
De acordo com Anselmo Cesário, que dirige o espetáculo, o objetivo é fomentar a cultura folclórica na região. Para isso, o projeto promoverá o encontro entre o público alvo e as várias tradições como contos, músicas e brincadeiras. Histórias como "Dona Lamparina", "João Gostoso", "Dona Esperança", "Fumanchu", "Mário Viramundo", entre outros, são algumas que serão trabalhadas no projeto.
O projeto circulará por 14 escolas de ensino fundamental I, contemplando a cidade de Alfenas, Paraguaçu, Campo do Meio, Machado e Monte Belo, sendo as escolas escolhidas de acordo com a disponibilidade das instituições. As apresentações serão realizadas em escolas públicas a partir de maio do ano que vem.
O projeto "Contação de Histórias - A arte de preservar a memória” será realizado pelo Cepetem (Centro de Pesquisa Teatral Mundo) em parceria com o Grupo Mundo Teatro, que traz em seu elenco a renomada contadora de histórias e atriz Júnia Cristina, a produtora e atriz Patrícia Silva, além da direção de Anselmo.
2˚ ano consecutivo
É o segundo ano consecutivo que o Cepetem tem um projeto contemplado pelo Fundo Estadual da Cultura. Em 2016, foi a vez do projeto “Teatro Itinerante: prazer em conhecê-lo!”, que percorreu nove cidades com 12 apresentações. A peça apresentada foi “A terra desencadeada do Bu” que teve o bullying como temática.
“Ser contemplado com o Fundo Estadual de Cultura por dois anos consecutivos é um motivo de muito orgulho e acreditamos que para o cenário cultural alfenense também. Afinal, concorremos com centenas de projetos de todo o estado”, afirma Anselmo Cesário.
O Grupo Mundo Teatro nasceu em 2004 com a proposta de novas experiências culturais e de valorização do teatro de rua. Seis anos depois, em 2010, o grupo resolveu criar uma associação para desenvolvimento de projetos culturais e firmar parcerias para essas propostas. Um desses projetos é a Mostra do Teatro de Rua, iniciado em 2011 e que já está em sua quinta edição.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Espetáculo teatral ‘Fica’ entra em cartaz no final de semana
- Escritor Waldir de Luna Carneiro morre aos 97 anos em Alfenas
- Cia de teatro apresenta “Auto de Natal” em duas sessões
- Monólogo com ex-ator da Globo será apresentado em Alfenas
- Fábula completa 15 anos com Festival de Teatro
COMENTÁRIOS