Postado em sexta-feira, 8 de janeiro de 2016 às 11:49

Projeto promove a área de convivência sustentável na Praça Getúlio Vargas

 Da Redação

Uma área de convivência sustentável bem no centro de Alfenas. O projeto Vaga Viva (também conhecido como Parklets) foi uma ação desenvolvida pela iniciativa privada na Mão Inglesa (Praça Getúlio Vargas) durante nove dias (21 a 29 de dezembro) com o objetivo de promover a convivência sustentável.

A proposta foi utilizar o espaço destinado a duas vagas para veículos e substituí-las por uma área de convivência, construída com pallets e materiais que seriam descartados. São objetos de baixo impacto ambiental e econômico. A ideia é promover a convivência e valorizar o meio ambiente com a utilização de recursos que promovam a sustentabilidade.

A ação foi idealizada pela empresa Piso Ambiental, que presta consultoria em projetos sustentáveis e desenvolveu a iniciativa com empresas parceiras e apoio da Secretaria Municipal de Defesa Social. A ação é uma das iniciativas para obtenção do selo ambiental (Selo Piso), concedido à empresas participantes de iniciativas que promovam a sustentabilidade. Um calendário de ações de sustentabilidade para 2016 está sendo organizado.

Uso alternativo do espaço

A diretora de comunicação da Piso Ambiental, Carolina Siqueira, explica que a ocupação alternativa de um espaço, originalmente destinado a veículos, é um projeto de utilidade pública, que busca a conscientização da sociedade sobre a importância da preservação ambiental. A finalidade é despertar a atenção para o ambiente urbano, tornando ruas e bairros “mais humanos e amigáveis, ativando a recreação e comércio local”, observa.

“Com a Vaga Viva, é possível apoiar caminhadas e deslocamentos de bicicleta pela cidade, promovendo um espaço de integração onde já se observa presença de pessoas”, comenta Carolina. A avaliação é que, mesmo que temporário, é uma forma de promover interação social e oferecer espaços públicos mais prazerosos.

A Piso Ambiental atua com projetos em sustentabilidade no qual oferece soluções ecologicamente corretas, socialmente adequadas e economicamente viáveis.

O projeto foi desenvolvido na Mão Inglesa, de 21 a 29 de dezembro (Fotos: Divulgação) 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.