Postado em quinta-feira, 10 de setembro de 2015
às 19:19
Primeira campanha de coleta de lixo eletrônico de Alfenas começa dia 14
Serão cerca de 20 pontos de recolhimento deste material espalhados pela cidade.
Da Redação
Entre 14 e 20 de setembro, Alfenas terá a primeira campanha de coleta de lixo eletrônico como informou o Alfenas Hoje no início de agosto. Serão cerca de 20 pontos de recolhimento deste material espalhados pela cidade.
A iniciativa é do vereador Waldemilson Gustavo Bassoto (Padre Waldemilson/Pros). Segundo ele o lixo eletro/eletrônico descartado de forma inadequada é causador de diversos males ao meio ambiente, a saúde humana e animal. “É muito importante pensar em alternativas para um descarte consciente”, avalia.
A empresa Piso, que trabalha com projetos de gestão de resíduos é a gestora técnica da campanha. Todo o material recolhido será descartado pela empresa Led, da cidade de Mococa (SP), em parceria com a Ong S.O.S, de Poços de Caldas.
Além do descarte propriamente dito, haverá campanha de conscientização sobre o tema nas escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. Para isso a Unifal (Universidade Federal de Alfenas) criou um projeto dentro do curso de biologia, intitulado: “Lixo Eletrônico: Destinando Corretamente”, no qual os alunos farão as palestras nas escolas. Em contrapartida acumularão horas formativas pela atividade extraescolar.
Já a Unifenas (Universidade José do Rosário Velano), através do curso de Engenharia Civil, fará a campanha “Recicle essa Ideia” dentro da própria universidade, que também será um dos 23 pontos de coleta (veja lista no final da reportagem). As escolas de nível básico, fundamental e médio das redes pública e particular CRA, Anglo e Atenas, além de trabalhar o tema também receberão a visita dos universitários para palestras e distribuição de material Informativo.
A campanha ainda integrará o evento universitário “Faísca”, com programação artística e cultural nos dias 19 e 20 de setembro na Praça Getúlio Vargas. Durante as apresentações voluntários recolherão as doações num stand.
E em 21 de setembro, Dia da Árvore, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recolherá o material das escolas, postos de coletas e levará até o Aterro Sanitário, a empresa responsável receberá o descarte.
Toda a arrecadação se reverterá em cestas básicas para as famílias carentes e que serão distribuídas pela Conferência São Vicente de Paulo.
Postos de Coleta
14 a 18/09: Câmara Municipal, Unifal (campus Central), Unifenas (faculdade de engenharia civil), Colégio Atenas, Colégio CRA, Colégio Anglo, Instituto Empreendente, Polivalente, Escola Tancredo Neves, Caic, Escola Fausto Monteiro, Escola Orlando Paulino, Escola Coronel José Bento, Escola Dirce Moura Leite, Escola Arlindo Silveira, Escola Emilio Silveira, Escola Napoleão Salles, Escola Judith Viana, Escola Padre José Grimmink, Escola Ismael Brasil, Escola Levindo Lambert, Escola Samuel Engel e Escola Prof. Viana.
Dias 19 e 20: Praça Getúlio Vargas
Padre Waldemilson ao lado de universitários que integram a campanha (Foto: Divulgação)
COMENTÁRIOS