Postado em segunda-feira, 22 de junho de 2015
às 12:29
Professor da Unifenas desenvolve dispositivo de segurança para veículo
O dispositivo de segurança está sendo desenvolvido para ser capaz de identificar o condutor de um automóvel.
Da Redação
Um dispositivo de segurança capaz de identificar o condutor de um automóvel. É esse o projeto desenvolvido pelo professor do curso de Ciência da Computação da Unifenas (Universidade José do Rosário Vellano), campus de Alfenas, Celso de Ávila Ramos.
A aplicação computacional pretende auxiliar autoridades, proprietários de veículos e empresas de seguro na identificação de possíveis furtos. O projeto faz parte da dissertação de mestrado do professor e é denominado “Sistema neural antifurto veicular”, sob a orientação do professor Willian Soares Lacerda.
Segundo Ramos, o objetivo do trabalho é fazer com que o sistema seja capaz de identificar quem está conduzindo o veículo, a partir da análise do seu comportamento, e alertar o proprietário sobre uma possível condução desautorizada. “Isso será possível através da coleta de informações do próprio veículo, que são repassadas para uma rede neural, um sistema computacional que procura imitar o comportamento do cérebro humano”, explicou em entrevista ao site da Unifenas.
Na prática, as ações do condutor sobre o veículo são coletadas por meio de um dispositivo denominado OBD (On Board Diagnostic), bastante utilizado em montadoras e oficinas, capaz de coletar informações dos veículos modernos equipados com computador de bordo. Os dados obtidos servem como parâmetro para uma rede neural artificial, que é capaz de analisá-los e apontar se o condutor é ou não autorizado a dirigir o automóvel.
O mestrando explica que o processo humano de reconhecimento para uma grande quantidade de dados é demasiadamente demorado se comparado ao computador. Daí a importância do auxílio da tecnologia na análise de informações para tomadas de decisões. “É isso que nosso programa pretende fazer: ler os dados e, a partir daí, classificar o condutor”.
As informações foram divulgadas, no site institucional da Unifenas, em uma reportagem da jornalista Rosângela Fressata, da equipe de assessoria de comunicação da Universidade.

Segundo o proffessor, o objetivo do trabalho é fazer com que o sistema seja capaz de identificar quem está conduzindo o veículo (Foto: Reprodução/Unifenas)

COMENTÁRIOS