Postado em terça-feira, 2 de junho de 2015
às 08:54
Funcionários da Usina de Furnas aderem à greve nacional do setor
Paralisação aconteceu nesta segunda-feira em São José da Barra (MG). Trabalhadores reinvidicam um aumento na PLR de 2015.
Do G1 Sul de Minas
Funcionários da Usina de Furnas, em São José da Barra (MG), fizeram uma paralisação nesta segunda-feira (1º) em frente à Usina Hidrelética da cidade. Eles aderiram à greve nacional dos sindicatos do setor elétrico e reinvidicam um aumento na Participação nos Lucros e Resultados da Empresa (PLR).
Segundo o sindicato, em 2014, os funcionários receberam 1,47% de PLR. Neste ano, a Eletrobrás quer pagar apenas 1,16%, redução que não é aceita pelos trabalhadores. A empresa ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas uma reunião com os representantes do Governo e dos sindicatos está programada para esta terça-feira (2) em Brasília (DF).
"[Espero que] nessa reunião de Brasília, possa estar estar trazendo algo de oficial pra categoria. Se a categoria aceitar, a gente volta aos trabalhos normais", diz Miguel Ângelo de Melo, presidente do Sindefurnas, Sindicado dos Eletriciários de Furnas e DME.
Ainda de acordo com a entidade, 30% dos mil funcionários estão trabalhando, o que é exigido pela lei em caso de greve. O sindicato, no entanto, não descarta a possibilidade de problemas no fornecimento de energia, já que os responsáveis pela manutenção da usina também aderiram a greve e só devem voltar aos postos de trabalho na próxima sexta-feira (5).
[Leia mais]
[Leia mais]
COMENTÁRIOS