Postado em segunda-feira, 1 de junho de 2015
às 10:13
Projeto de extensão fortalece organizações e movimentos sociais na região
O módulo integra o projeto de extensão da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) Realidade Brasileira: Fórum Sul Mineiro de Movimentos Sociais.
Da Redação
Nos dias 23 e 24 de maio foi realizado no Centro de Excelência do Café/Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Machado, o primeiro módulo do 2º curso de Realidade Brasileira Sul de Minas. O módulo integra o projeto de extensão da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) Realidade Brasileira: Fórum Sul Mineiro de Movimentos Sociais.
Coordenado pelos professores Gleyton Trindade e Adriano Santos, o projeto conta com a participação de professores de diferentes áreas do Instituto de Ciências Humanas e Letras e é resultado de uma parceria interinstitucional que envolve a Unifal, a UFLA (Universidade Federal de Lavras) e o IF Sul de Minas - Campus de Machado e Inconfidentes -, além de movimentos sociais e organizações civis do Sul de Minas.
Em seu primeiro módulo sobre Educação Popular, o curso contou com a participação de mais de 40 organizações civis de 26 cidades que integram a região. Além dos módulos que tratarão da Realidade Brasileira (Formação Econômica do Brasil; Formação Social do Brasil; Questão Agrária; Mundos do Trabalho e Educação Popular) ao longo de 2015, estão previstos ainda os Seminários Realidade Brasileira.
Neste ano, duas edições dos seminários já foram realizados: a 2ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária e “Uma conversa sobre Educação Popular”, que ocorreu no último dia 22 com a participação do educador popular do Centro de Educação Popular do Instituto Sedes Sapiência (Cepis), Ranulfo Peloso, transmitido em tempo real para mais de 400 estudantes de pedagogia do EAD/Unifal.

COMENTÁRIOS