Postado em quarta-feira, 20 de maio de 2015 às 15:08

Área Azul começa no centro de Alfenas, mas cobrança de tarifa só a partir do dia 2

O sistema rotativo de estacionamento no centro de Alfenas começou na última segunda-feira.


 Da Redação

Desde segunda-feira, 18, agentes de trânsito se revezam orientando e distribuindo talões do estacionamento rotativo, a chamada Área Azul, que começa a ser cobrado, a partir do dia 2 de junho, inicialmente na Praça Getúlio Vargas como adiantou o Alfenas Hoje no início desse mês.  

Na tarde de quinta-feira, 14, o secretário Municipal de Defesa Social, Vander Cherri, juntamente com o superintendente de Trânsito, Sérgio Rocha Prado, convocou os meios de comunicação do município para anunciar que, de 18 de maio a 1 de junho, serão intensificados os esclarecimentos à população sobre o funcionamento do estacionamento rotativo. No entanto, somente a partir do dia 2 de junho a cobrança será realizada.

Cherri explica que o sistema vai democratizar o uso de vagas de estacionamento. “Muitos comerciantes reclamam da falta de vagas no centro e isto prejudica as vendas. Outros, por sua vez, estacionam o carro de manhã e só retiram no fim do dia. Com isso o cidadão tem dificuldades em achar vaga”, pensa o secretário.

Desde a semana passada, os 12 agentes contratados para a Zona Azul, recebem um treinamento na Secretaria de Defesa Social sobre legislação trabalhista, uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), legislação da área azul, abrangência do serviço, ética profissional, orientações sobre o CTB, etc.

Os agentes foram aprovados em processo seletivo e vão receber uniformes (calça, camiseta, colete e boné) e protetor solar. A carga horária de trabalho é de 44 horas semanais.

Taxa

A taxa para uma hora será de R$ 1, com carência de 10 minutos. Cada veículo poderá ficar no máximo por duas horas no local (pagando R$ 2), devendo o proprietário procurar outra vaga caso permaneça no centro. Já as motos estão isentas, porém deverão ser estacionadas nos locais específicos para a este tipo de veículo.

Há duas semanas a Superintendência de Trânsito realiza o trabalho de pintura e de manutenção das vagas para estacionamento exclusivo de: idoso, moto e deficientes.

Depois de implementado na Praça Getúlio Vargas, o sistema será expandido para outras localidades da região central.

Sistema rotativo já começou na Praça Getúlio Vargas, mas sem cobrança de taxa (Foto: Ascom/Prefeitura)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.