Postado em terça-feira, 19 de maio de 2015
às 09:05
Reservatórios recuperam volume de água e trazem esperança em MG
Em Poços de Caldas, níveis das represas já atraem turistas para a cidade. Na Represa de Furnas, volume útil era de 27,36% até o domingo (17).
Do G1 Sul de Minas
Após um período de estiagem que deixou os reservatórios de várias represas baixos, houve uma recuperação em Poços de Caldas (MG), o que trouxe alívio diante dos riscos de desabastecimento do último ano. A Represa do Cipó, que é a principal fonte de abastecimento do município, está com 99% de sua capacidade preenchida.
A situação atual em nada lembra a de outubro de 2014, quando a represa estava 7,5 metros abaixo do nível normal. Agora, a régua indica 4 metros acima. O resultado, segundo o assessor ambiental do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Gilson Lopes de Souza, é resultado de um trabalho emergencial para evitar a falta de abastecimento no município.
“Hoje isso representa uma conquista, porque esse volume há anos não conseguimos acumular”, disse Souza.
Já na Represa Saturnino de Brito o cenário também era desolador. A quantidade de água que entrava no reservatório chegou a ser de 155 litros por segundo, cerca de 30% a menos que em períodos de cheia. A falta de chuva fez surgir bancos de areia e o solo estava rachado e seco. Entretanto, poucos meses depois, a paisagem já mudou bastante. Onde antes era possível caminhar até 150 metros em bancos de areia da represa por causa da seca, hoje está repleto de água.
[Leia mais]
[Leia mais]
COMENTÁRIOS