Postado em sábado, 16 de maio de 2015
às 22:39
Unifal recebe doação de obras acadêmicas clássicas de professor de Alfenas
A Unifal recebeu uma doação de obras acadêmicas clássicas, cedidas pelo professor Messias Telecesqui.
Da Redação
A Unifal (Universidade Federal de Alfenas), por meio do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), recebeu uma doação de obras acadêmicas clássicas, cedidas pelo professor de Ciências Sociais e História, Messias Simão Telecesqui, que lecionou em escolas da rede privada de Alfenas.
O ato de recepção foi realizado na tarde de terça-feira (12) na Biblioteca Central, onde o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Paulo Denisar Fraga, contou um pouco sobre a vida acadêmica do professor Messias, hoje aposentado, que foi também docente do cursinho pré-vestibular oferecido pela antiga Efoa (Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas), além de professor de alguns dos atuais docentes e secretárias do Instituto.
Durante a cerimônia simbólica, o diretor destacou a relevância do gesto do professor e das obras para a Universidade. “Os livros, sobretudo os das coleções “Os Pensadores” e “Os Economistas”, estão entre as mais importantes e referenciadas coleções de obras acadêmicas clássicas já publicadas no Brasil, que o Prof. Messias, muito gentilmente, doou à Unifal”, enfatizou.
Messias explicou o motivo da doação. “Eu, na minha vida inteira, sempre estudei em escola pública, desde o primário, ginásio, universidade, eu nunca paguei um centavo de escola, e quem banca tudo isso é a própria população. Quando eu pensei isso, eu fui ver que eu fiquei 10 anos aqui dando aula, no pré-vestibular, que era Efoa em 2000, com a Profa. Hédima, e só saí quando me aposentei. Então eu parei de lecionar à noite, e falei: se eu sempre estudei em escola pública, nada mais justo que eu retribuir tudo aquilo que a escola pública me deu, que foi lecionar voluntariamente por 10 anos e fazer a doação dos livros a essa instituição que é pública”, afirmou.
Alguns docentes do ICHL o presentearam com obras institucionais e outras de autoria dos mesmos. A lista das publicações doadas também inclui números de periódicos de Ciências Humanas, mais especialmente nas áreas de política, história e mundo do trabalho.
Sobre Messias Telecesqui
O professor Messias Simão Telecesqui é formado em Ciências Sociais e História pela Universidade de São Paulo, tendo especialização na área de Filosofia, com estudo sobre os Prolegômenos, de Kant, e também na área de História, sobre a Revolução Francesa e a Revolução Russa.
O docente lecionou durante 34 anos e atualmente é diretor do Sindicato dos Professores de Minas Gerais ligados às escolas particulares. É também membro da equipe de formação política da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), professor da Escola Nacional do Partido Comunista do Brasil e presidente do Comitê de Alfenas do Partido Comunista do Brasil.

COMENTÁRIOS