Postado em quinta-feira, 30 de abril de 2015 às 08:46

Universitários enfrentam problemas para contratar Fies no Sul de Minas

Prazo termina dia 30 de abril e alunos não conseguem acesso na internet. Em Varginha, jovem entrou na Justiça por não conseguir renovar contrato.


Do G1 Sul de Minas
 
O prazo das inscrições para novos contratos de Financiamento Estudantil do Ensino Superior, o Fies, benefício do Governo Federal, termina nesta quinta-feira (30). Mas no Sul de Minas, muitos universitários estão enfrentando problemas para preencher as informações e solicitar ou renovar o benefício pela internet. Sem condições de pagar a mensalidade, muitos estudantes estão deixando os cursos. Outros tentam ainda na Justiça uma solução para o problema.
 
Antes os estudantes podiam se inscrever no Fies ao longo do semestre, mas este ano o governo mudou as regras e o prazo está mais curto. Muitos que entraram na faculdade estão tentando se inscrever e não conseguem, e com isso, correm contra o tempo, que termina no dia 30 de abril.
 
No Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG), em Varginha (MG), alunos do primeiro período de fisioterapia e biomedicina não conseguiram fazer a inscrição no Fies.
 

Evasão

A situação também preocupa a universidade. Segundo Fonseca, cerca de 30% dos alunos do Unis-MG estudam pelo Fies e quase 700 novos estudantes já deixaram a instituição porque não conseguiram o financiamento. "Essa evasão pra nós, hoje, atinge cerca de 20% dos alunos novos e a gente acredita que se os alunos não conseguirem contratar, esse número ainda pode aumentar", completa.
 
A estudante Sabrina Vitor Efigênio é uma das que só se matriculou no curso de biomedicina porque contava com o Fies. A mensalidade é de R$ 1.149 e, além disso, a estudante tem que gastar com o transporte de Três Pontas para Varginha. Sem o financiamento, ela diz que vai ter que interromper um sonho.
 
"Infelizmente eu vou ter que parar com o curso, que foi o que aconteceu na minha sala, muita gente já saiu devido ao corte de financiamento e é muita gente mesmo. Posso dizer que metade da sala já saiu. E está todo mundo decepcionado, porque todo mundo queria fazer [o curso], uma coisa que a gente sempre sonha", lamenta.

[Leia mais]


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo