Postado em quarta-feira, 22 de abril de 2015
às 17:50
Safra de inverno terá clima favorável, indicam previsões
Não deve faltar chuva para a safra de inverno, indicam os meteorologistas
Do Portal do Agronegócio
As condições climáticas para as lavouras de milho, cana-de-açúcar e café do Centro-Sul do Brasil nos próximos meses serão “excepcionais”, com chuvas adequadas na reta final antes da colheita, aponta o agrometeorologista da Somar, Marco Antônio dos Santos.
A segunda safra de milho, plantada no Centro-Oeste, Sudeste e Paraná logo após a colheita da soja, está nas fases iniciais de desenvolvimento, em que a umidade do solo ainda é muito necessária. “Está maravilhoso. Está chovendo bem em todas as regiões produtoras de milho safrinha do Brasil”, avaliou o especialista.
Ele aponta que haverá chuvas constantes no Centro-Oeste, Sudeste e Paraná durante as próximas duas semanas, até o fim de abril. Depois disso, não haverá uma interrupção total das precipitações, como é comum no outono e inverno da região central do país. “Para a maior parte das regiões produtoras, não há ausência de chuvas, mas pancadas isoladas. Para os produtores que plantaram milho em março, o que foge da janela ideal de clima, isso é bom”, avaliou, não descartando que microrregiões terão clima seco mais prolongado.
Uma das explicações para as características climáticas dos próximos meses é a possibilidade de ocorrência do fenômeno climático El Niño, que foge das características clássicas do fenômeno, segundo Santos.
[Leia mais]
[Leia mais]
COMENTÁRIOS