Postado em terça-feira, 7 de abril de 2015
às 08:50
Cidade de MG preserva receita de queijo "único" no alto da Mantiqueira
A 1,6 mil metros, produtores guardam receita centenária em Alagoa. Fabricação feita de modo artesanal e em pequena escala resiste ao tempo.
Do G1 Sul de Minas
Alagoa (MG) começa já no alto da Serra da Mantiqueira. Duas estradas levam ao município: a rodovia serpenteada por curvas fechadas que vem de Itamonte (MG) ou a curta via antiga de terra que liga o município a Aiuruoca (MG). A pequena cidade no Sul de Minas poderia continuar escondida por anos sem ser notada, se não fosse por um detalhe valioso: seus moradores guardam a receita centenária de um queijo parmesão que não existe em nenhum outro lugar.
A fabricação é feita de modo artesanal e em pequena escala. No entanto, com o passar dos anos, a dificuldade de acesso ao município e o alto custo de produção têm dificultado que as famílias mantenham a tradição. Porém, mineiro é teimoso... e sempre arruma um jeitinho de continuar fazendo o que sabe fazer.
Para falar do parmesão de Alagoa é preciso entender toda a configuração da pequena cidade, pois do silo que a vaca come ao fresco ar da alta serra, tudo interfere no sabor que chega à mesa. Os franceses já até inventaram um nome para isso: terroir. O termo, muito usado na produção de vinhos, se refere ao conjunto de características próprias de um lugar que fazem com que a produção ali seja única. A combinação da topografia, temperatura, solo, água, tudo tem como resultado um produto que jamais poderia ter o mesmo sabor se produzido em outro lugar. E assim os moradores de Alagoa reivindicam que parmesão alagoense só é de verdade mesmo se sair do tacho da cidade.

Alagoa, com 2,7 mil habitantes, localiza-se no alto da Serra da Mantiqueira (Foto: Samantha Silva / G1)
[Leia mais]

Alagoa, com 2,7 mil habitantes, localiza-se no alto da Serra da Mantiqueira (Foto: Samantha Silva / G1)
[Leia mais]
COMENTÁRIOS