Postado em terça-feira, 31 de março de 2015 às 17:56

"Fomos pioneiros", diz engenheiro sobre os 50 anos do Inatel em MG

Instituto de Santa Rita do Sapucaí forma profissionais em telecomunicação. Centro tecnológico implantou DDD no país e desenvolveu a TV digital.


Do G1 Sul de Minas
 
Andando pelos corredores do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí (MG), o engenheiro aposentado Marcos Aurélio de Freitas, de 70 anos, emociona-se. "Eu sinto muito orgulho. Fomos pioneiros. Meu filho estudou aqui."
 
Há 50 anos, o jovem de 19 anos chegava de Cachoeira do Itapemirim (ES) para apostar seu futuro em uma escola recém-criada em meio a fazendas de gado e café. Mas as lágrimas que hoje tomam conta dos olhos quando Marcos Aurélio relembra o período estão longe de serem saudosistas.

Das aulas improvisadas no Tiro de Guerra, em 1965, a instituição se transformou em um importante centro de desenvolvimento tecnológico do país, influenciando diretamente no crescimento da cidade onde foi instalada, que passou de menos de 20 mil habitantes para mais de 40 mil.

"Santa Rita do Sapucaí não tinha nada na época. Hoje tem mais de 100 empresas e tornou-se uma cidade tecnológica", diz o engenheiro. "E o que o Brasil tem de telecomunicações se deve ao Inatel."


[Leia mais]



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo