Postado em quarta-feira, 7 de janeiro de 2015 às 12:20

Membros de projeto, que inclui professor da Unifal, visitará sítio arqueológico

O projeto é desenvolvido pela Universidade de Barcelona e conta com o professor Cláudio Carlan, da Unifal.


 Da Redação

Um projeto arqueológico do Centro para el Estudio de la Interdependencia Provincial em la Antigüedad Clássica (Ceipac), da Universidade de Barcelona (Espanha), conta com a participação de um professor da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), Cláudio Umpierre Carlan, do curso de História.

No próximo dia 18, os membros do Ceipac visitarão o Sítio Arqueológico de Monte Testaccio, em Roma (Itália) para realizar os primeiros testes práticos. As atividades do “Estágio Técnico Científico e Professor Visitante” do Ceipac foram iniciadas no início de dezembro.

O projeto desenvolvido, denominado “Network for Archeology Data” está sob a direção do professor José Remesal, catedrático de História Antiga da Universidade de Barcelona, que esteve na Unifal em 2013, ministrando uma série de palestras.

De acordo com Carlan, este projeto recebeu uma verba de mais de 2 milhões de euros da União Europeia e da Alemanha e será desenvolvido em vários países da Europa e da África. “O objetivo principal é o armazenamento e a coleta de dados nos sítios arqueológicos”, explica.

“Por isso, contamos com apoio da Faculdade de Física da Universidade de Barcelona, no qual fizemos um curso sobre Networks: ´An Introduction with Applications to Archaeological Data´. O projeto tem repercussão internacional por ser multidisciplinar e é uma união perfeita entre as Ciências Humanas e Exatas”, completa o professor da Unifal.

Carlan revelou o intuito é aplicar o mesmo processo com alunos do curso de História que participaram do projeto "Arqueologia, uma atividade muito divertida" na Unifal, no Lap-Laboratório de Arqueologia Pública e no Nepam/Unicamp (Núcleo de Estudo e Pesquisas Ambientais da Universidade de Campinas).

O cientista político e professor universitário Sandro Amadeu Cerveira, vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Unifal, de férias em Barcelona, também esteve presente no Ceipac e interagiu com a equipe sobre esse novo sistema de coleta de dados na arqueologia.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo