Postado em quarta-feira, 12 de novembro de 2014 às 13:18

Lanchas do município devem ser devolvidas e repassadas a população ribeirinha

Embarcações encontram-se paradas no Náutico Clube sem motor e itens de segurança.


 Alessandro Emergente

As lanchas escolares, recebidas por Alfenas em 2012, devem ser devolvidas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento em Educação (FNDE). Essa é a tendência revelada pelo chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Reinaldo Zerbini Júnior, em entrevista ao Alfenas Hoje.

De acordo com Zerbini, há uma sindicância em andamento para apurar o desaparecimento de vários itens pertencentes às duas lanchas, entre eles os motores reservas de cada embarcação. Somente, após a conclusão da sindicância, prevista para o final deste mês, é que será tomada uma decisão oficial, considerando as orientações do FNDE.

As lanchas foram repassadas para Alfenas em 2012 para o transporte escolar, através do “Programa Caminho da Escola”. Porém, as duas embarcações estão paradas no Náutico Clube, há mais de um ano e seis meses, devido a falta de reposição de peças.

Cada uma das lanchas dispunha de um motor reserva, que não foram encontrados, segundo a atual gestão. Além disso, vários itens, como coletes e rádios comunicadores, também não foram localizados pelo atual governo e, por isso, foi aberta uma sindicância para apurar o que aconteceu. Um boletim de ocorrência foi representado junto a Polícia Civil para investigação. 

Uma das lanchas teve o motor principal furtado em março de 2013 e, depois disso, foi levada ao Náutico Clube, onde está parada (Foto: Maykon Alvarenga/Arquivo)

Segundo informações da Chefia de Gabinete da Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas, encaminhadas ao Alfenas Hoje em junho através da assessoria de imprensa, quando o atual governo assumiu a administração do município, uma das embarcações já se encontrava no Náutico sem o motor.

As embarcações foram levadas para o Náutico Clube em março de 2013, após uma delas ter o motor principal furtado. A lancha foi encontrada à deriva no Lago de Furnas na manhã do dia 16 de março, próxima a região conhecida como “Morro do Pito”. A ação dos bandidos teria acontecido durante a madrugada.

Futuro

De acordo com Zerbini, o atual governo vem dialogando com representantes do FNDE para o melhor desfecho, mas a tendência é a devolução das embarcações. Isso porque, segundo ele, esse tipo de lancha é direcionado exclusivamente para atender o transporte escolar de cidades com população ribeirinha. 

Segundo a prefeitura, as lanchas são destinadas para uso de transporte escolar em municípios da região ribeirinha (Foto: Maykon Alvarenga/Arquivo)    

No caso de Alfenas, pais de alunos da zona rural resistiram ao uso das embarcações para seus filhos. Zerbini informa que chegou a consultar o FNDE sobre o uso das embarcações pela Polícia Militar Ambiental ou por outro órgão do município para que as lanchas permanecessem em Alfenas, mas a resposta foi negativa.

As embarcações só podem ser usadas no transporte escolar e são projetadas para município, onde há população ribeirinha. Por isso, a tendência é a devolução das lanchas para que o FNDE as destinem para municípios que se enquadram nesse perfil, como os da Região Amazônica.

A primeira embarcação adquirida foi para atender, principalmente, as crianças do bairro rural Baguari, que fica entre Alfenas e Areado. Depois disso, também foi solicitada uma segunda lancha para atender os alunos do bairro rural Mandassaia, que gastavam cerca de duas horas para chegar até a escola. Isso porque o veículo escolar atravessa o Lago de Furnas de balsa e percorre cerca de 12 km pela estrada de terra.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo