Postado em domingo, 2 de novembro de 2014
às 20:33
Em Café Empresarial da Acia, especialista enfatiza proteção jurídica a marca da empresa
A proteção jurídica da marca deve ser uma das prioridades, alerta o advogado.
Alessandro Emergente
A proteção jurídica a marca das empresas foi um dos alertas dado pelo advogado Cláudio Abreu, especialista em Direito Administrativo, durante a 25ª edição do Café Empresarial da Acia (Associação Comercial e Industrial de Alfenas). Abreu é professor universitário pela Unis, em Varginha, e também acumula as cadeiras de Direito do Consumidor e Trabalhista.
Durante a palestra, o advogado lembrou o custo elevado para micros e pequenas empresas para consultas jurídicas frequentes e, por isso, a importância do empresário ter uma “visão básica” do Direito. Ao obter informações básicas, o pequeno empresário pode tomar decisões com mais tranquilidade s sem riscos jurídicos.
Evitar conflitos, tomando decisões em conformidade com a legislação, é fundamental para o êxito da empresa, citou o palestrante. Exemplos foram citados por Abreu ao lembrar que conflitos entre sócios é comum por não haver previsão nos contratos sociais sobre pontos passíveis de impasses.
O advogado lembra que a dinâmica do mundo empresarial exige, muitas vezes, decisões rápidas e, com isso, um conflito que depende de decisão judicial pode afetar a empresa, acarretando prejuízos.
Marca
A proteção jurídica da marca da empresa é uma das grandes preocupações a que o empresário deve estar atento. Segundo Abreu, é imprescindível o registro da marca no órgão responsável, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Para ele, a marca é o maior patrimônio que deve ser preservado.
>>Confira as fotos do Café Empresarial da Acia
O direito sobre a marca está previsto no artigo 129, da Lei Federal n˚ 9.279/96. O não registro pode ocasionar sérios problemas ao empresário, inclusive a perda do direito em utilizá-la caso seja acionado por terceiros que tenham registrado primeiro.
A importância da marca havia sido abordada na palestra anterior pelo consultor Anderson Oliveira, oferecida pelo Alfenas Hoje no final de setembro. Na ocasião foi dado dicas sobre a importância de trabalhar a imagem da marca junto ao consumidor.
Abreu também abordou outros âmbitos de possíveis conflitos empresariais como trabalhista, meio ambiente, tributário, concorrência, acionistas e a relação com consumidores e fornecedores.
A palestra foi ofertada pela Unis, que instalou uma unidade de pós-graduação presencial em Alfenas, utilizando as dependências do Colégio CRA. O próximo Café Empresarial será no dia 27 de novembro com o tema comércio exterior, em palestra oferecida pelo Banco do Brasil.
COMENTÁRIOS