Postado em terça-feira, 29 de julho de 2014

Alfenas pleiteia ICMS Esportivo e fica na 59ª colocação em ranking com 367 cidades

Dos 367 municípios que pontuaram no ICMS Esportivo, Alfenas ficou em 59º lugar.


 Da Redação

Dos 367 municípios que pontuaram no ICMS Esportivo, Alfenas ficou em 59º lugar. A pontuação atingida pelo município, e que vai definir o valor do repasse, foi de 677.5 pontos e o percentual foi de 0,51031456844524%.

De acordo com a prefeitura, foram cadastrados 40 eventos e realizações da Secretaria de Esporte no ano de 2013. A pontuação foi considerada “excelente” pelo secretário municipal de Esportes, Fabiano Tamiett, ao considerar que foi a primeira vez que o município inscreveu práticas esportivas. 

O ICMS Esportivo é um dos critérios estabelecidos pelo Governo de Minas para distribuição aos municípios dos valores arrecadados com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Através desse critério, os municípios recebem o repasse por suas realizações no desporto e lazer - quanto mais o município fomentar o esporte, maior será a pontuação final.

Cálculo

O cálculo do repasse levará em consideração entre outras coisas, as atividades e modalidades esportivas comprovadas, o número de atletas beneficiados e a renda líquida per capita do município. “Nós conseguimos superar cidades mineiras de grande porte como Uberaba, Governador Valadares e nos aproximamos muito da pontuação de Poços de Caldas. Dentre as cidades do sul de Minas ficamos a frente de Guaxupé, Cambuquira e Três Corações, por exemplo,” disse Tamiett.

A superintendente de Esportes, Zulmira Albergaria, também avalia como positiva esta primeira participação, ocorrida – segundo ela - diante de dificuldades enfrentadas pela Secretaria Municipal da Juventude Esporte e Lazer, como a falta de recursos e, consequentemente, da não conclusão de obras importantes, como a do Ginásio Poliesportivo. “O ICMS esportivo premia os municípios pela qualidade da política esportiva e faz com que a cidade olhe os diferentes públicos que podem ser atendidos”, diz.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.