Postado em sábado, 8 de fevereiro de 2014
às 15:40
Vereadores querem o fim dos comentários com pseudônimos no portal Alfenas Hoje
Alguns vereadores da atual legislatura pediram o fim da postagem de comentários anônimos ou com pseudônimos no portal Alfenas Hoje.
Alessandro Emergente
Alguns vereadores da atual legislatura pediram o fim da postagem de comentários anônimos ou com pseudônimos no portal de notícias Alfenas Hoje. A manifestação foi feita em plenário durante a sessão legislativa da última segunda-feira.
A ideia foi puxada pelo vereador Waldemilson Bassoto (Padre Waldemilson/PROS) ao argumentar que, diante dos comentários anônimos, não há como abrir uma discussão sobre as propostas. Disse que é importante saber quais os autores das postagens para que possa estabelecer um diálogo em torno dos temas. “É importante identificar os nomes no site”, declarou.
Colega de partido de Padre Waldemilson, José Carlos Morais (Vardemá/PROS) também defendeu a identificação e sugeriu a adoção do sistema de postagem via rede social, adotado por alguns veículos de comunicação pelo país. Citou que há o uso do espaço ao leitor por adversários políticos sob o anonimato.

O vereador Paulo Agenor Madeira (Paulinho do Asfalto/PRTB) defendeu a adoção de um cadastro para os internautas. “Tem que identificar porque falar mal dos outros é fácil”, disse o petista Vagner Morais (Guinho).
Nota do Editor
Pioneiro no noticiário online na cidade e o único com postagens diárias de conteúdos produzidos pela redação, o Alfenas Hoje surgiu em maio de 2007 e, desde então, ofereceu aos leitores a possibilidade de exporem suas opiniões livremente. A polêmica em torno dos comentários - que muitas vezes desagrada as autoridades políticas - faz parte da trajetória do portal, que virou uma das referências no noticiário local, sobretudo na política.
O entendimento dessa redação é que a garantia de um espaço livre para as opiniões dos leitores é fundamental para garantir a esses a liberdade de expressão. A possibilidade de postagens com pseudônimos, garantidas ao leitor, se faz necessária diante da possibilidade de intimidações ou perseguições políticas por parte daqueles, que detém o poder estatal e/ou econômico.
A redação ressalta, no entanto, que o anonimato não exclui os autores das postagens da responsabilidade civil e criminal em relação ao conteúdo de seus comentários. Os horários das postagens e os IPs identificam os computadores em que os comentários foram inseridos. Neste sentido, a identificação dos autores ocorrerá desde que haja entendimento da necessidade pelo Poder Judiciário.
Além do mais, o setor de moderação dos comentários veta parcialmente ou na íntegra eventuais postagens em desrespeito às regras expressas no termo de responsabilidade, exposto no espaço destinado as postagens.
O portal analisa a possibilidade de adoção da opção de postagens via redes sociais. Entretanto, caso seja adotada a opção, isso não impedirá o modelo atual de postagem, tendo em vista que nem todos os internautas possuem cadastros nas redes sociais. A exclusividade do modelo de integração com as redes sociais excluiria a possibilidade de participação de parte dos leitores.
Por fim, a redação entende como necessária a manutenção da possibilidade de uso dos pseudônimos, o que não exclui a responsabilidade legal dos autores das postagens. Neste sentido, o portal preserva o direito dos leitores de se expressarem livremente dentro das regras estabelecidas por nossa equipe, o que inclui a vedação de comentários nos quais contenham injúria, calúnia e difamação. Assim é importante para a democracia que os agentes políticos convivam harmonicamente com a crítica dos leitores.

COMENTÁRIOS