Postado em sábado, 21 de dezembro de 2013 às 16:04

Pompilio assume como líder da bancada de oposição ao governo de Antônio Anastasia

O deputado estadual Pompilio Canavez (PT) será o líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa em 2014.


Alessandro Emergente

O deputado estadual Pompilio Canavez (PT) será o líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa no último ano de gestão do governador Antônio Anastasia (PSDB). A indicação oficial da bancada foi na última quarta-feira, quando foi lido em plenário o ofício do bloco oposicionista.

A bancada de oposição tem hoje 24 deputados de quatro partidos. Além do PT, PMDB, PCdoB e PRB integram o bloco oposicionista ao governo tucano em Minas Gerais.

No comando da bancada, o deputado de Alfenas terá pela frente várias incumbências. Dentro da Assembleia Legislativa, terá como principal função a de conduzir a relação da oposição com a bancada governista liderada pelo PSDB.

Dentro do PT, Pompilio garante oficialmente uma cadeira na executiva estadual do Partido dos Trabalhadores e passa a ter influência direta nas estratégias para definição de alianças partidárias para as eleições de 2014, além de ajudar a definir o programa de governo do candidato do PT ao governo de Minas.

Executiva Estadual

Na executiva estadual, Pompilio integra a coalizão de correntes favoráveis à candidatura do ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) ao governo de Minas Gerais. O grupo tem ainda o ex-presidente (Reginaldo Lopes) e o atual presidente do PT/MG, Odair Cunha, também apoiado pelas lideranças petistas de Alfenas.

Na avaliação de Pompilio, a escolha de seu nome para a liderança da oposição se dá em um momento em que a oposição “nunca esteve tão forte em Minas Gerais”. O deputado se refere ao amplo favoritismo do pré-candidato do PT ao governo estadual.

O atual ministro aparece com vantagem nas pesquisas eleitorais. Em pesquisa encomendada pelo Estado de Minas e realizada pelo Instituto MDA/UFLA, o petista venceria a disputa em cinco cenários diferentes, tendo a preferência do eleitor mineiro com variação de 31,5% a 42,2%. Em todas as simulações de segundo turno de que participa, Pimentel venceria.

Oficialmente, na Assembleia Legislativa, o bloco oposicionista é chamado “Bloco da Minoria”. Isto porque a bancada governista dispõe de maioria na Casa. Em 2013, a liderança da minoria ficou o deputado Paulo Guedes (PT), enquanto Pompilio assumiu a vice-liderança do bloco “Minas sem Censura”. O deputado de Alfenas já havia assumido a função em 2011, em seu primeiro ano de mandato.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo