Postado em terça-feira, 17 de dezembro de 2013
às 13:22
GM completa 10 anos com defasagem no quadro de efetivos da corporação
O número de Guardas Municipais em Alfenas caiu de 67, auge da corporação, para 37, efetivo atual.
Alessandro Emergente
Em dez anos de existência a Guarda Municipal (GM) de Alfenas teve uma redução expressiva em seu quadro de integrantes. O número de GMs caiu de 67, auge da corporação, para 37, efetivo atual.
A primeira turma foi criada em 2003 durante o governo de José Wurtembeg Manso (Beg), que colocou em prática o projeto de criação da corporação. No ano seguinte, sob gestão do então prefeito José Batista Neto, a GM foi ampliada com a segunda turma, chegando a 67 integrantes, número máximo até aqui.
A partir de 2005, no governo petista, o efetivo foi reduzido e não foram realizados novos concursos públicos. O atual prefeito Maurílio Peloso (PDT) assumiu a administração do município este ano, mas em seu plano de governo não há nenhuma menção direta sobre aumento do efetivo.
Durante a gestão do PT foi criada a Secretaria de Defesa Social, a qual a GM ficou vinculada. Até o ano passado, o secretário de Defesa Social, Leonardo Vilela, também acumulava a função de coordenador da GM, auxiliado por dois oficiais da PM que atuavam como subcoordenadores.
No atual governo, o advogado Vander Cherri assumiu a Secretaria de Defesa Social e, para a coordenação da GM, foi nomeado um efetivo da corporação, o GM Flauzino. Essa foi uma demanda apresentada pelos próprios GMs durante a campanha eleitoral.
Em 2009, os GMs iniciaram um movimento de reivindicação de um estatuto, o que foi negado pelo governo na época. O argumento foi de que os GMs não deveriam mais auxiliar policiais militares e civis em operações contra o crime. No entanto, a prática continuou durante a gestão do PT.
Comemorações
No último dia 9, a corporação completou 10 anos de existência. Para comemorar a data, foi realizada uma pequena cerimônia, na sede da Secretaria de Defesa Social. Cherri enalteceu as ações da Guarda e não descartou a importância da elaboração do estatuto da corporação e da realização de um novo concurso, no futuro, para aumentar seu efetivo.

"A Guarda Municipal tem um trabalho sério e efetivo e vem evoluindo muito, mas são necessários sempre mais investimentos para que continue cumprindo bem seu papel na prevenção de delitos e no atendimento à população", disse o Secretário.
O coordenador da GM afirmou que os integrantes da corporação esperam da administração pública “a elaboração e a aprovação do estatuto da GM além de mais investimentos em recurso humanos”.
Mais tempo
Maurílio disse reconhecer a importância e a necessidade de valorização da GM, mas pediu tempo para implementar as ações. “Nós estamos organizando a nossa prefeitura. Tenho pedido a compreensão de todos os funcionários e a vocês da Guarda, peço para que continuem com a mesma dedicação com que veem realizando seus trabalhos”, declarou.
A comemoração contou com o major Adenisio Ferreira de Paula, comandante da 18ª Companhia da PM Alfenas, e do delegado regional de Alfenas, Celso de Ávila. “São as forças, quer representem o município quer representem o estado, fazendo acontecer a segurança. O estado conta com o município e o município conta com o Estado ”, disse o delegado.

COMENTÁRIOS