Postado em quinta-feira, 10 de outubro de 2013
às 15:50
PT e PMDB perdem vereadores que se filiam ao recém- criado PROS
A lista inclui o ex-peemedebista Elder Martins e os ex-petistas José Carlos de Morais (Vardemá) e Waldemilson Bassoto (Padre Waldemilson).
Alessandro Emergente
Três vereadores de Alfenas aproveitaram a criação do PROS (Partido Republicano da Ordem Social) para abandonarem os partidos pelos quais foram eleitos. A lista inclui o ex-peemedebista Elder Martins e os ex-petistas José Carlos de Morais (Vardemá) e Waldemilson Bassoto (Padre Waldemilson).
Elder será o presidente do PROS em Alfenas, que terá como vice-presidente Grazielle Ribeiro, esposa do pedetista Fernando José Pereira, secretário-executivo de planejamento. Procurado pela reportagem, Elder não soube informar se os demais vereadores integrarão a executiva do partido. O lançamento do PROS será na noite desta quinta-feira na Câmara Municipal.
O ex-peemedebista adota um discurso de “neutralidade” em relação ao atual governo. Disse que a decisão do grupo de vereadores em compor um novo partido é para que haja uma atuação mais independente e “sem vinculações”.
Deixando a oposição
PT e PMDB são partidos de oposição. Marcos Antônio Gomes de Carvalho (Marquinhos do SUS), vice-presidente do PMDB, já protocolou duas denúncias na Câmara Municipal, pedindo a abertura de uma comissão processante para investigar a gestão do prefeito Maurílio Peloso (PDT). Uma delas culminou com a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar supostas fraudes em licitações.
Fotos: Alessandro Emergente/Arquivo

Com três representantes, o PROS nasce como a maior bancada da Câmara Municipal, desbancando o PT. O Partido dos Trabalhadores tinha quatro cadeiras, mas perdeu dois de seus representantes exatamente para o PROS.
Curiosamente, os três integrantes do PROS compõem a principal comissão da Câmara Municipal. A Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final (CCLJRF) é a única comissão com parecer deliberativo, ou seja tem poder para impedir que um projeto de lei seja levado ao plenário para votação.
Elder é o relator e Waldemilson, o relator. Na definição da composição das comissões, no início deste ano, o PT, principal partido de oposição, havia saído vitorioso ao conquistar a presidência da Casa e o comando da CCLJRF.
Com as mudanças, o PT iguala o número de representantes da Câmara ao PDT, partido de Maurílio, e ao PRTB (Partido de Renovador Trabalhista Brasileiro). Cada um tem dois vereadores. Leia matéria completa sobre o lançamento do PROS nessa sexta-feira

COMENTÁRIOS