Postado em quarta-feira, 18 de setembro de 2013 às 01:24

Conferência da Juventude de Alfenas reúne 200 participantes


Da Redação

A II Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude de Alfenas, realizada no sábado, reuniu aproximadamente 200 participantes, segundo os organizadores. O evento aconteceu na Escola Municipal Tancredo Neves, no bairro Por do Sol, numa iniciativa da Secretaria de Esportes, Lazer e de Juventude (Selj) e teve como tema: “A nossa voz, a nossa vez”.

De acordo com a assessoria da Selj, os 200 jovens participantes representaram os mais variados setores sociais como a Ong Dias Melhores, MST (Movimento dos Sem Terra), DCEs (Diretórios Centrais de Estudantes), Acia (Associação Comercial e Industrial de Alfenas) e alunos das redes pública e privada da cidade.

As discussões giraram em torno de 10 eixos principais: Educação, Formação Profissional Empreendedorismo e Emprego, Cultura e Conexão, Segurança, Vida Saudável e Políticas sobre Drogas, Sexualidade, Respeito às Diferenças, Direito de se Associar, Diálogo com o Governo e Objetivos do Milênio.

Foto: Ascom/Prefeitura 

O secretário da Juventude Esportes e Lazer, Fabiano Tamiett, durante a Conferência da Juventude

Entre as principais propostas elaboradas pelos grupos de debates figuram: 1) curso preparatório nas escolas públicas para o Enem; 2) promoção de palestras, seminários debates, grupos sobre sexualidade entre pais e filhos nas escolas; 3) descentralização dos postos de leitura; 4) elaboração da comissão Pró Umes (União Municipal de Estudantes) com representantes dos variados segmentos escolares; 5) implantação de curso profissionalizante para os alunos do Ensino Fundamental II (contra turno) Pronatec; 6) criação do Parlamento Jovem; e 7) geração de Estações de Juventude em pontos estratégicos da cidade e a implantação do Observatório da Juventude.

O documento, elaborado durante a etapa municipal, será enviado à Comissão Organizadora Estadual da III Conferência Estadual de Juventude, que será realizada em novembro, em Araxá. Um segundo documento será encaminhado ao Poder Executivo Municipal.

Para o superintendente de Juventude, Evandro Rocha, o evento foi “histórico”, pois contou com um público forte e interessando em fazer políticas públicas. “Um dos melhores fóruns que participei. Ao contrário do que muitos pensam, a juventude está ligada a política e tem muito a contribuir com a nossa gestão”, disse.

Na avaliação de Fabiano Tamiett, secretário da Juventude Esportes e Lazer, a Conferência foi um divisor de águas no que diz respeito às políticas públicas de juventude em Alfenas. “A proposta da criação do plano municipal de juventude determinará um norte para as políticas de juventude no município, independente do governante, pois esse plano será plurianual e deve se tornar lei, através da iniciativa do executivo”, sustentou o secretário.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo