Postado em quarta-feira, 25 de abril de 2012
às 21:06
Bancos reduzem juros para empréstimo e Caixa amplia horário
Desde segunda-feira, as agências da Caixa Econômica Federal passaram a abrir suas portas para atendimento ao público uma hora mais cedo.
Alessandro Emergente
Desde segunda feira (23), as agências da Caixa Econômica Federal (CEF) passaram a abrir suas portas para atendimento ao público uma hora mais cedo. A medida está sendo adotada em todo o País e vai vigorar até 11 de maio.
O horário especial adotado pela CEF faz parte de uma estratégia de atendimento às demandas do Programa Caixa Melhor Crédito. Os bancos públicos e privados reduziram recentemente as taxas de juros aos clientes.
A redução adotada pelos bancos foi após a presidente da República, Dilma Rousseff, defender a diminuição do "spread" dos bancos (a diferença entre o que o banco "paga" para captar dinheiro e o que ele "recebe" pelos empréstimos) como medida para facilitar o acesso de empresas ao crédito no país.
No início de abril, o governo federal lançou um pacote de medidas para aumentar a competitividade das empresas nacionais em meio à crise financeira internacional. As medidas englobaram o aumento da oferta de crédito para o setor produtivo e a redução deste custo.
O Banco Central (BC) anunciou, no último dia 20, a redução de 9,75% para 9% dos juros do governo, piso das taxas. Mas, mesmos antes do anúncio do BC, alguns bancos privados (entre eles o Itaú-Unibanco, Santander e o Bradesco) já haviam anunciados a redução de suas taxas em reação a redução dos bancos estatais – Caixa e Banco do Brasil.
Horário Especial
O horário especial, adotado pela Caixa, é para atender as demandas do Programa Caixa Melhor Crédito. Segundo a assessoria de imprensa da CEF, no dia 12 de maio, um sábado, a instituição abrirá suas principais agências para a “Ação Caixa Melhor Crédito”, destinada a levar aos clientes e não clientes uma melhor compreensão do movimento do mercado em relação ao crédito, às taxas, às tarifas bancárias e outros serviços.
O Programa Caixa Melhor Crédito tem como principal característica a redução das taxas de juros nos produtos de crédito destinados às Pessoas Físicas e Jurídicas. O Programa ampliou, também, os benefícios aos clientes, facilitando a troca de empréstimos caros para outro, com taxas mais baixas e prazos mais longos.
Segundo o vice-presidente de Atendimento e Negócios, José Henrique Marques da Cruz, ”a Caixa está mobilizada e não medirá esforços para proporcionar aos seus clientes, atuais e futuros, o melhor conjunto de medidas, independente do relacionamento bancário”.
COMENTÁRIOS