Postado em segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Sebrae aponta Alfenas como 25ª melhor cidade para investimento

O índice de competitividade, desenvolvido pelo Sebrae-MG coloca Alfenas na 25ª colocação do ranking do Estado.


Alessandro Emergente

O índice de competitividade, desenvolvido pelo Sebrae-MG (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais), coloca Alfenas na 25ª colocação do ranking do Estado. O indicativo aponta aos empreendedores as cidades com melhores condições de retorno para os investimentos.

No Sul de Minas, Alfenas é a sétima melhor cidade para os empreendedores. Ela fica atrás de Poços de Caldas (6ª em todo o Estado) e Varginha (7ª em Minas) que estão entre as 10 cidades com os melhores índices, além de Pouso Alegre (14ª em Minas), São Lourenço (15ª em Minas), Itajubá (20ª em Minas) e Lavras (22ª em Minas).

Fotos: Divulgação

Alfenas é apresentada na 25ª colocação no ranking do Estado

No Estado, Belo Horizonte ficou em primeiro no ranking. A capital mineira é seguida por Uberlândia (2ª), Nova Lima (3ª), Juiz de Fora (4ª), Uberaba (5ª), Poços de Caldas (6ª), Varginha (7ª), Divinópolis (8ª), Sete Lagoas (9ª) e Contagem (10ª). Apenas BH e Uberlândia alcançaram índice acima de 80 pontos, considerado pelo Sebrae como “nível de competitividade muito alto”.

Alfenas obteve 61,48 pontos e, portanto, está na faixa “nível de competitividade alta”. Abaixo de 60 pontos, o Sebrae classifica como “nível de competitividade média”.

Metodologia

Como referência metodológica, o Sebrae utilizou o Índice de Competitividade das Nações, calculado pelo International Institute for Management Development – IMD. Esse índice, publicado no Anuário de Competitividade Mundial desde 1989, aponta a capacidade de cada país em criar e manter um ambiente competitivo para as empresas.

Para chegar ao índice geral, o Sebrae utilizou cinco subíndices (performance econômica, infraestrutura, quadro social, capacidade de alavancagem do governo e suporte aos negócios).

Quadro Social

O grande destaque para Alfenas foi no subíndice quadro social. Neste item, Alfenas é a terceira do Estado, atrás somente de Poços de Caldas (2ª) e São Lourenço que apresenta o melhor quadro social de Minas Gerais.

Para chegar ao subíndice quadro social, os pesquisadores consideraram números como mortalidade infantil, analfabetismo, esperança de vida ao nascer, IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e a nota média do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Nos demais subíndices Alfenas ficou em 21º em infraestrutura e em 22º em suporte aos negócios. O maior gargalo, se analisar os dados do Sebrae, é a performance econômica onde Alfenas ficou na 111ª colocação entre os municípios mineiros. Na capacidade de alavancagem do governo a cidade ficou na 85ª colocação.

Micro e Macrorregião

O Sebrae também divulgou o resultado por micro e por macrorregião. O Sul de Minas é o terceiro do Estado no índice de competitividade, ficando atrás da região Central e da região Oeste. O Norte de Minas é a região com menor capacidade de competitividade para as empresas.

A microrregião de Alfenas é a 19ª do Estado no índice de competitividade. No Sul de Minas, ficam a frente da microrregião de Alfenas as microrregiões de Poços de Caldas (5ª em Minas), Varginha (8ª), Passos (14ª) e Pouso Alegre (17ª).

Confira a colocação em Minas Gerais de algumas cidades da região: Alterosa (333ª), Areado (193ª), Campo do Meio (252ª), Campos Gerais (291ª), Carmo do Rio Claro (181ª), Carvalhópolis (393ª), Divisa Nova (471ª), Fama (318ª), Machado (77ª), Paraguaçu (130ª), Poço Fundo (288ª) e Serrania (282ª).



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo