Postado em sábado, 24 de setembro de 2011
Karla Ribeiro é campeã sul-americana em Foz do Iguaçu
A atleta Karla Ribeiro é campeã sul-americana de Karatê. O título foi conquistado em Foz do Iguaçu no início de setembro.
Erick Vizoki
A academia Bushidokan trouxe mais medalhas para Alfenas, uma de bronze e outra de ouro. Os atletas responsáveis pela proeza foram Karla Ribeiro, 19 anos, e Matheus Assis, 22 anos, que participaram do Campeonato Sul-Americano de Karatê, realizado em Foz do Iguaçu (PR), nos dias 10 e 11 de setembro, no Ginásio Costa Cavalcanti.
O torneio reuniu 580 atletas de quatro países: Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.
Matheus conquistou o 4º lugar (medalha de bronze), na categoria Kata, 18 a 34 anos, que engloba karatecas que detém de faixas branca até azul.
Já Karla Ribeiro sagrou-se campeã sul-americana (medalha de ouro) na categoria Kumite (também de 18 a 34 anos, até faixa azul) e ainda conseguiu o vice-campeonato em Kata. “Foi um campeonato difícil, em termos de patrocínio”, lamenta a atleta, que é de Alpinópolis, mas defendeu Alfenas por treinar na academia Bushidokan, ligada ao programa Cidade Escola.
Fotos: Divulgação
Karla e Matheus exibem as medalhas conquistadas em Foz do Iguaçu: obstinação
Karla mudou-se para Alfenas em abril deste ano, para morar e trabalhar, mas no dia 26 de agosto precisou retornar à sua terra natal por falta de condições financeiras para continuar morando na cidade. Atualmente ela vem à Alfenas em média uma vez por mês, apenas para treinar na academia Bushidokan. Os treinos acontecem no Barracão Cultural.
A conquista da medalha de ouro no Sul-Americano em Foz do Iguaçu só reforçou a obstinação da atleta: ela representou Alfenas na cidade paranaense sem nenhum patrocínio, ao contrário de Matheus Assis que viajou patrocinado por uma empresa do ramo de vidros.
Foto: Divulgação
Karla ao lado do treinador Osvaldo
Seu treinador, Osvaldo Natal Correia, vice-presidente da LAK (Liga Alfenense de Karatê), e professor de karatê (faixa preta, 3º Dan) na academia Bushidokan, lamenta a falta de apoio a uma atleta tão promissora: “É importante investir agora em jovens atletas como Karla, enquanto estão entusiasmados e com ambições. Depois, o desestímulo pode destruir uma carreira e o custo pode ser bem maior”, avalia.
Novos desafios
Karla diz que pretende continuar sua trajetória nas artes marciais, mas que não é seu único desafio. No ano que vem está disposta a fazer faculdade de Educação Física e tentar conciliar estudo e esporte, suas duas grandes paixões.
Acostumada a conquistar medalhas, Karla participou, com mais oito atletas da academia Bushidokan, da 3ª etapa do Campeonato Sul-Mineiro, circuito sudoeste de karatê, em Elói Mendes. Competindo com outros 212 atletas de 16 municípios, conseguiu sair-se campeã em Kumite e vice-campeã em Kata.
Mas seu principal desafio ainda é o patrocínio. Nos próximos dias 11, 12 e 13 de novembro a karateca pretende estar em Fortaleza (CE) para participar do Campeonato Brasileiro Interestilos, no Ginásio Paulo Sarasate. No mesmo mês, nos dias 26 e 27, é a vez do Campeonato Brasileiro IKGA Brasil, agora em Poços de Caldas. A atleta ainda não conta com o apoio de ninguém para poder disputar os dois campeonatos.
COMENTÁRIOS